Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

"Cantando o Amor" leva música ao Hospital Regional do Baixo Amazonas

Ação, em alusão do Dia Internacional da Música, envolveu pacientes e colaboradores das clínicas e oncologia da unidade

Por Luana Laboissiere (SECOM)
04/10/2022 08h10

A equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) levou música aos pacientes e acompanhantes dos setores de Clínica Médica Adulto, Cirúrgica e Oncológica, por meio do projeto “Cantando o Amor”. A atividade ocorreu na última sexta (30), em alusão ao Dia Internacional da Música (1º).

Lucivânia Rocha dos Santos, agricultora de 39 anos que está no hospital realizando tratamento de câncer de colo de útero, relatou o sentimento de ouvir e cantar junto à equipe do projeto.

“Eu achei muito emocionante. Fazia muito tempo que eu não ouvia e não cantava uma música, foi especial. Me trouxe uma paz no coração que estava precisando", conta a paciente.

O projeto "Cantando o Amor" é uma das ações de humanização praticadas pelo HRBA, que pertence ao governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

Simone Reis, enfermeira coordenadora das unidades de internação reforça que a música, além de acolher, promove a cura física e espiritual. "Através da música, conseguimos fortalecer vínculos, os pacientes conseguem se sentir acolhidos, e podemos demonstrar a eles que estamos aqui para cuidar do seu físico e espírito, porque é um processo no qual os dois precisam andar juntos", avalia.

O "Cantando o Amor" envolve colaboradores e pacientes que, por um momento, se distanciam das questões de saúde física, cuidando também do espírito, por meio de músicas com mensagens de fé e amor.

Camila Barral, diretora assistencial da unidade, destaca a importância da ação. "O 'Cantando o Amor' é um dos lindos projetos que a nossa unidade promove, tendo como base fundamental a humanização, para que os pacientes, mesmo que fragilizados pelo tratamento, possam se sentir acolhidos e confortados".

Referência em atendimentos de média e alta complexidades para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região do Baixo Amazonas, Oeste do Pará e Xingu, o HRBA presta atendimento 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está entre os melhores do país e possui reconhecimento internacional pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes.

Texto: Gustavo Campos/Ascom HRBA