Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa prossegue vacinação em unidade móvel ao lado da Basílica de Nazaré

Crianças e adultos podem atualizar a carteira de vacinação. Estão disponíveis imunizantes para várias doenças, incluindo Covid-19 e poliomielite.

Por Mozart Lira (SESPA)
03/10/2022 18h13

Uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está instalada ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, para atualizar a carteira de vacinação da população durante a quadra nazarena. A ação ocorre até 23 de outubro, e oferece quatro tipos de vacinas para pessoas acima de 09 anos. No dia 16 de outubro, quando será realizado o Círio das Crianças, a unidade móvel só oferecerá vacinas contra poliomielite e tríplice viral para crianças de 1 a 4 anos.

A unidade móvel disponibilizada as seguintes vacinas: contra Covid-19, difteria e tétano (DT), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), além de imunizantes contra HPV (Papilomavírus Humano) para meninos e meninas de 09 a 14 anos. Também são feitos testes para detecção de Covid-19.

A ação da Sespa conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma). Desde a última sexta-feira (30), quando a unidade móvel foi instalada, 121 doses de vacinas foram aplicadas e 39 testes para Covid-19 realizados.  

“Nossa expectativa, com a abertura do arraial, é alcançar o maior número de pessoas. A medida vai colaborar no alcance das metas de cobertura vacinal”, destaca a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Sespa, Veronilce Borges.  

Poliomielite – Por ocasião do Círio das Crianças, a ênfase da Sespa será a vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos. Para esse segmento, Veronilce Borges recomenda atenção aos pais e responsáveis devido à baixa cobertura vacinal observada em todo o País nos últimos anos.

A poliomielite, que ocasiona a paralisia infantil e pode levar à morte, não apresenta relatos de infecções desde 1989, por isso o Brasil é considerado livre de circulação do poliovírus desde 1994, segundo certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Mas o vírus ainda circula no planeta, e o risco é real. Por isso é que precisamos atingir, no mínimo, 95% de cobertura vacinal”, ressalta.

Atualmente, o Pará conta com 40,87% de cobertura, segundo dados do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Dados e Informações Estratégicas em Saúde (Demas), do Ministério da Saúde (MS). Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança.

Além da vacina contra poliomielite, são oferecidas vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola para a mesma faixa de idade, de 1 a 4 anos.

Serviço: Ação de imunização realizada pela Sespa até 23/10, em unidade móvel estacionada na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, na lateral da Basílica Santuário de Nazaré. De segunda a sexta-feira - das 15 às 21 h; sábado e domingo - das 09 às 21 h. 

Vacinas disponíveis: Para população acima de 09 anos: DT (contra difteria e tétano); Covid-19 e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Para meninos e meninas de 09 a 14 anos: contra HPV.