Agricultores familiares de Salinas recebem Cadastros Ambientais Rurais
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, entregou nesta sexta-feira,1, 53 Cadastros Ambientais Rurais validados para a agricultura familiar do município de Salinópolis, no nordeste paraense. Isto representa 803,556 hectares regularizados no município e 108.358,642 há nas regiões do salgado e nordeste paraense, totalizando 1.898 cadastros validados apenas no mês de junho. A entrega aconteceu com a presença de diversas autoridades da região.
Presente na mesa da maioria dos paraenses, a farinha de mandioca produzida por Alberto dos Santos Silva garante a renda da família que possui um sítio na vila da Enseada, pertencente ao município de Salinas. Ele aprendeu a fazer ainda jovem, com o seu pai, e comercializa na vila e em cidades vizinhas. Para ele, é um orgulho muito grande ter em mãos o seu Cadastro Ambiental Rural. “Esse documento vale muito pra mim, eu preciso dele para buscar melhorias pra mim e pra minha família”, garante o produtor rural.
A entrega do CAR validado é possível por meio do programa Regulariza Pará, presente no eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). Obrigatório para todos os proprietários e posseiros rurais, o CAR é a primeira etapa da regularização ambiental. A partir da inscrição do CAR, cabe ao órgão ambiental analisá-lo com o objetivo de verificar as informações ambientais do imóvel, de acordo com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.
A entrega de 53 CARS foi a quarta realizada apenas nesta data. Foram entregues Cadastros para o distrito de Algodoal, município de Igarapé-Açu e São João de Pirabas, totalizando 277 Cadastros Ambientais Rurais.
Governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltou a importância do Car para a população. “É um momento para comemorar, pois estamos mudando para melhor a vida das pessoas e colaborando para o desenvolvimento do município de Salinópolis e região”, pontuou o governador do estado, Helder Barbalho.
Raimunda da Silva Souza planta banana, abacaxi, além de outras frutas e comemora o recebimento. “Eu sempre esperei por essa validação, por esse cadastro. Chegou em uma boa hora porque vou dar entrada na minha aposentadoria, então isso comprova o trabalho que tenho há bastante tempo. Eu tô ficando velha e não nova”, disse sorridente.
O secretário adjunto de gestão e regularidade ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, “o CAR é importante para diversas situações da vida das pessoas, servindo por exemplo como subsídio para o acesso a políticas públicas tais como aposentadoria rural, crédito de fomento rural ou adesão ao programa de aquisição de alimentos oriundos da produção familiar”, exemplifica.