Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVISÃO DO TEMPO

Verão paraense terá temperaturas de 33 a 36ºC

Por Aline Saavedra (SECOM)
01/07/2022 21h19

O verão amazônico já chegou com altas temperaturas no Pará. O período menos chuvoso do ano começa a apresentar dias com muito sol e calor, mas ainda com nebulosidade e ocorrência de chuvas de forma esparsa em toda a faixa norte do Pará. Já na região sul do estado, os dias estão mais quentes desde meados de maio. Segundo o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a época mais ensolarada do ano está se firmando com previsão de altas temperaturas para o mês de julho.

"Já estamos experimentando o calor característico do verão amazônico, com muito sol e altas temperaturas, cujas máximas irão variar de 33 a 36 ºC no Pará. Ainda assim, são observados eventuais fluxos de umidade na baixa atmosfera que podem combinar com esse calor e provocar chuvas em forma de pancadas ao longo de julho”, afirmou o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho.

Com muito sol e calor, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente para evitar a desidratação intensa. "É recomendado a ingestão de bastante líquido nesse período, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, entre onze horas da manhã e três horas da tarde", aconselha o coordenador.

De acordo com boletim divulgado pelo núcleo meteorológico da Semas nesta sexta-feira,1, o estado sofre diversas influências do fenômeno oceano-atmosférico La Niña. A persistência de praticamente dois anos do fenômeno La Niña, aliada à intensa ocorrência de massa de ar quente e seco na região têm causado diferentes impactos sobre as chuvas no Pará. 

Para este julho estão previstas chuvas acima da média climatológica desde a região nordeste do Pará até a parte insular do Arquipélago do Marajó, com índice de precipitação variando de 150 mm a 300 mm. Na parte Sudoeste haverá um padrão de chuvas em torno de 50 mm a 100 mm. Já nas regiões do Baixo Amazonas, Centro-Sul e parte do Sudeste do Pará, as chuvas ficarão dentro da média climatológica, variando de 75 mm a 150 mm. Já no extremo sul, haverá pouca possibilidade de chuva, ficando abaixo da normal Climatológica, com previsão de chuvas de no máximo 5 mm.