Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Editora da Uepa leva produção científica para a 26ª Bienal Internacional do Livro

O evento, que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil, terá livros sobre ciências sociais, educação e saúde impressos pela Eduepa

Por Governo do Pará (SECOM)
01/07/2022 16h37

A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) participará da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro, principal evento do mercado editorial da América Latina, que ocorrerá em São Paulo (SP) entre os dias 02 e 10 de julho. A Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil, e conta com uma programação multicultural, mesclando de literatura à gastronomia; de cultura a negócios.

A Bienal integra os eventos que celebram a transformação da sociedade por meio dos livros. Nesta edição, a Eduepa participa do estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) com seus livros mais recentes, que representam a diversidade e qualidade da pesquisa realizada no âmbito da Uepa.Produção literária sobre conhecimento indígena

Desde que começou a participar da Bienal, a Editora sempre esteve em parceria com a Abeu, que há 35 anos atua no desenvolvimento editorial da produção científica, acadêmica e cultural, reunindo mais de 100 editoras universitárias, distribuídas por todo o País.

De acordo com Nilson Bezerra, coordenador da Eduepa, “o evento traz muitas expectativas, não apenas por se tratar do maior evento relacionado à leitura na América Latina, mas pela programação cultural que vai sendo ampliada a cada edição, atraindo um público muito diverso".

Em razão da pandemia de Covid-19, a Bienal não foi realizada em 2020. Esta edição marca o retorno de vários autores que compõem o cenário editorial em seus vários segmentos, entre eles os das editoras universitárias, que voltam a encontrar um público ávido por lançamentos.

Diversidade cultural - “A Eduepa levará 12 títulos, com números de exemplares variados, cobrindo as áreas de ciências sociais, educação e saúde. Entre esses títulos, temos os quatro livros da série de Ciências da Religião e os três livros da série A Produção do Conhecimento em Contextos Indígenas”, disse Nilson Bezerra.

Além das publicações impressas, o estande da Abeu contará com QR Codes, para que os visitantes possam encontrar informações sobre as editoras e acessar os e-books disponíveis.

Professora Joelma Alencar, uma das autoras da coletânea A Produção do Conhecimento em Contextos Indígenas Para a professora Joelma Alencar, coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (Nufi) da Uepa e uma das autoras da coletânea A Produção do Conhecimento em Contextos Indígenas, “o poder de alcance da Bienal do Livro promove uma diversidade maior para socialização desses conhecimentos que provêm da nossa região, possibilitando maior visibilidade de produções literárias que divulgam novas epistemologias".

Atrelada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), a Editora da Universidade do Estado do Pará atua há 20 anos em prol do ensino, pesquisa e extensão, garantindo a excelência das publicações da Universidade. A Eduepa amplia o cenário das publicações da Uepa, fazendo com que estas alcancem as diversas regiões do Brasil e garantindo a participação em feiras e eventos regionais, nacionais e internacionais.

Texto: Messias Azevedo - Ascom/Uepa