Investimentos no modal hidroviário por todo o Pará melhoram acessibilidade e condições de escoamento de produção
Um levantamento realizado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) mostra que, dos 144 municípios paraenses, mais da metade é atendida pelo modal hidroviário e 25% (31 municípios), dependem dos rios para o transporte de pessoas e cargas. Todos os terminais hidroviários contam com infraestrutura com banheiros, cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonetes, TV's, bebedouros e salas para órgãos do Estado. Alguns, como os do Baixo Amazonas, também possuem terminais de cargas. Em virtude das variações das marés, os terminais possuem rampas metálicas articuladas e flutuantes cobertos, além de sistemas de amarrações e fundeios, o que garante o uso em períodos de seca ou cheia dos rios.
No dia 2 de julho, sábado, será a vez de Algodoal, no nordeste paraense, receber um novo terminal hidroviário. Para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro estão previstas entregas de outros seis novos equipamentos, todos na região do Marajó, nos municípios de Muaná, Melgaço, Soure, Portel, Afuá e Bagre. Em paralelo, há outros 12 terminais em construção nas cidades de Anajás, Breves, Chaves, Salvaterra, Maracanã, Mocajuba, Acará, Aveiro, Oeiras do Pará, Senador José Porfirio, São João da Ponta (sede) e São João da Ponta (vila de Porto Grande).
“Desde o começo da gestão, o governador Helder Barbalho tem se empenhado em construir e reconstruir terminais hidroviários por todo o Estado. Em muitas regiões, os rios são as nossas ruas, então os usuários precisam de conforto e segurança para embarcar e desembarcar. Até o momento, são 16 terminais entregues em várias regiões, sendo o Terminal Hidroviário de Santarém o maior e mais moderno porto de passageiros do Brasil. Os terminais hidroviários são essenciais no Estado, pois fomentam o turismo, proporcionam o escomanento de produçáo e deenvolvimento local”, destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.
Terminais entregues
- Terra Santa (11.06.2019): a obra, orçada em R$ 3.998,594 milhões, assiste a mais de 18 mil pessoas.
- Faro (08.02.2020): o terminal beneficia mais 12 mil pessoas. A obra foi orçada em R$ 4.694.222,99, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.
- Curuá (11.11.2020): com uma estrutura completa, o equipamento atende mais de dois mil usuários por mês. A obra naval compreende duas rampas metálicas articuladas cobertas, uma rampa para acesso ao flutuante principal coberto, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações.
- Prainha (11.11.2020): o terminal beneficiará cerca de 30 mil usuários. Com 405,69m² de estrutura física, conta com terminal de cargas, carrinhos para transporte de bagagens, cadeiras confortáveis, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. Oferece viagens diárias para diversos municípios do Baixo Amazonas, e é administrado pela prefeitura municipal, atendendo mais de três mil passageiros/mês.
- Almeirim (07.05.2021): recebe cerca de quatro mil usuários por mês e melhorou o acesso ao município, cujo principal meio de entrada é o hidroviário.
- Santana do Tapará (22.06.2021): recebe cerca de dois mil usuários por mês e beneficia 300 mil habitantes da região. Melhorou o acesso ao distrito do município de Santarém, cortado pela rodovia PA-255, cujo principal meio de entrada é o hidroviário.
- Óbidos (01.10.2021): atende mais de 50 mil habitantes do município e auxilia na integração do modal hidroviário paraense. Com a reconstrução e adequação, o porto ganhou sala de embarque, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e necessidades especiais, lanchonete, guarda-volumes, e guichês para vendas de passagens. Além disso, o terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sinalização interna, e novas instalações elétrica e hidrossanitária. O Estado investiu quase R$ 4 milhões na reconstrução e adequação do local.
- Monte Alegre (09.03.2022): beneficia cerca de 60 mil habitantes da região. Com a reconstrução e adequação, o porto ganhou nova sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens. A obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários. Recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para Belém, Santarém, Almeirim, Prainha e Macapá, no Amapá. Além disso, pelo porto é realizado o escoamento de produção da cidade, logo a obra também representa desenvolvimento econômico para o município.
- Santarém (20.04.2022): a ausência de um porto público obrigava os usuários ao embarque e desembarque em condições precárias, mas isso mudou com a entrega do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém “Joaquim da Costa Pereira”, considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil. A obra histórica beneficia cerca de 700 mil habitantes de municípios do Baixo Amazonas, e tem capacidade para atender, diariamente, cinco mil usuários. Tem toda a estrutura planejada para receber grandes embarcações, como navios de cruzeiros, inclusive internacionais, que devem fomentar a atividade turística na região, gerando emprego e renda. Também oferece viagens diárias para os estados do Amapá e Amazonas. Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, conta com guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens e cadeiras de rodas. A sala de embarque dispõe de 1.205 cadeiras, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.
- Curralinho (25.04.2022): as obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário da cidade beneficiaram mais de 34 mil habitantes da região. Conta com espaço de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, bebedouro, lanchonete, TV, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens. Recebe embarcações que fazem linhas na região, com destino para vários municípios marajoaras.
- Ponta de Pedras (30.04.2022): as obras de reconstrução e adequação beneficiaram mais de 32 mil habitantes. A nova estrutura viária ganhou conjunto naval com rampa metálica e flutuante para o embarque e desembarque de usuários. Com investimento superior a R$ 1,9 milhão, recursos do Tesouro Estadual, o terminal é administrado pela prefeitura municipal. O espaço conta com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para venda de passagens, lanchonete, salas para órgãos oficiais, guarda-volumes, televisão, bebedouro e lojas para vendas de artesanato. Já a obra naval incluiu a instalação de rampa metálica articulada coberta, com 22 metros, e flutuante metálico coberto de 15 metros para embarque e desembarque de passageiros. As instalações elétricas e hidrossanitárias também foram refeitas, e o terminal ganhou sinalização e identidade visual.
- Limoeiro do Ajuru (17.05.2022): fruto de investimento superior a R$ 1,4 milhão para atender aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao todo, o novo terminal beneficia quase 30 mil pessoas da cidade, além dos moradores dos municípios da Região de Integração do Tocantins. Além de promover o turismo, garante também o escoamento da produção de açaí e pesca, principais atividades econômicas do município. O projeto de reconstrução do terminal de Limoeiro de Ajuru trouxe a instalação de rampa articulada para acesso ao flutuante principal; pintura geral; revisão e recuperação de instalações elétricas, hidrossanitárias e da cobertura do espaço. O terminal também passa a dispor de novo mobiliário para a sala de espera, bebedouro, televisor, comunicação visual, paisagismo, extintores de incêndio, guichês para vendas de passagens e salas para órgãos oficiais do Estado.
- Santa Cruz do Arari (10.06.2022): o equipamento hidroviário, que resulta de investimento de R$ 2 milhões, oferece estrutura para o transporte de passageiros e escoamento da produção local. A nova estrutura conta com cadeiras, banheiros, climatização, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão, bebedouro e lojas para venda de artesanato. Oferece ainda terminal específico de cargas.
- Curralinho (25.06.2022): o porto foi reconstruído e oferece acessibilidade, o que antes não era assegurado. Conta com espaço de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, bebedouro, lanchonete, TV, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens. O porto também ganhou estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval contemplou instalação de rampa metálica articulada coberta e flutuante coberto para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.
- Cachoeira do Arari (27.06.2022): a reconstrução e adequação do terminal custou R$ 2,6 milhões. É uma infraestrutura importante para a acessibilidade ao deslocamento das pessoas e também na logística de distribuição da produção das cidades. Atende mais de 25 mil habitantes do município. Com a reconstrução e adequação, o terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD), carrinhos para bagagem, guichês para venda de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão e bebedouro. A obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos inexistentes na antiga estrutura. O terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sinalização, equipamentos de acessibilidade e paisagismo. Administrado pela prefeitura, oferece viagens diárias para os demais municípios do arquipélago.
- Alenquer (28.06.2022): o Estado investiu mais de R$ 4,5 milhões no novo equipamento público na obra que beneficia mais de 60 mil habitantes. O novo terminal conta com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e pessoas com deficiência, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamento que o antigo por não possuía. O terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de sinalização, acessibilidade e paisagismo.