Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2022

Polícia Científica se integra às ações de segurança pública durante o veraneio

Trinta e nove profissionais, incluindo peritos criminais, médicos legistas e remocistas, atuarão nas localidades mais procuradas no mês de julho

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
29/06/2022 16h57

A Polícia Científica do Pará (PCE-PA) vai atuar na Operação Verão 2022, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), contribuindo para garantir a segurança em praias e demais balneários do Pará durante o mês de julho, período de férias escolares e do chamado verão amazônico. A Polícia Científica vai atender às solicitações das polícias Civil e Militar, que necessitam do laudo técnico pericial para auxiliar nas investigações. A participação na Operação Verão foi confirmada na manhã desta quarta-feira (29), em reunião com gestores da Segup, em Belém.

Reunião com gestores da SegupSerão mobilizados 39 servidores da Polícia Científica, sendo 15 peritos criminais, dois médicos legistas, 10 auxiliares técnicos de perícia e 12 motoristas e remocistas (que fazem a remoção de vítimas), para atuação nos principais destinos de veraneio, como as praias de Salinópolis, Marudá (esta no município de Marapanim), da Ilha de Mosqueiro (em Belém), Salvaterra (no Marajó) e Cametá (no Baixo Tocantins), e nas demais localidades que receberão reforço dos órgãos de segurança com a Operação Verão.

A equipe de profissionais terá o suporte de 20 viaturas, entre operacionais, viaturas de remoção e uma unidade móvel de perícia.

Poluição sonora - Neste ano, as ações de segurança pública também vão contar com a perícia de poluição sonora, em Salinópolis e Mosqueiro, além dos outros serviços prestados normalmente pela perícia nessas operações, como exames necroscópicos e sexológicos, e de lesão corporal; análise de drogas de abuso; perícias veiculares e em locais de crime contra a pessoa e o patrimônio, e remoções. Nos casos de exames sexológicos e locais de crime contra a pessoa, a equipe estará disponível 24 horas para oferecer esse serviço devido à necessidade de manter o flagrante.

Direto-geral Celso Mascarenhas: trabalho integrado“A PCE-PA disponibilizará equipes e frotas veiculares para somar com seus serviços, trabalhando de forma integrada com as forças de segurança pública, buscando dar celeridade aos processos, evitando o deslocamento e servindo melhor a população. É importante dizer que a perícia atuará de maneira efetiva, sem comprometer o quantitativo nas equipes da sede, unidades regionais e núcleos avançado”, informou o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da Polícia Científica.