Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Amazônia Jazz Band encerra temporada e se despede do público em grande estilo

Concerto especial ocorre nesta quinta-feira (30), às 20h, no Theatro da Paz

Por Thaís Siqueira (SECULT)
29/06/2022 12h00

A Amazônia Jazz Band (AJB) encerra temporada e se despede do público unindo toda a alegria da quadra junina e com clima de romance típico do mês de junho. Assim, o concerto especial de encerramento de temporada ocorre nesta quinta-feira (30), às 20h, no Theatro da Paz. A apresentação é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).

A Big Band inicia com ‘Rhythm Of Our World’, do grande trompetista Arturo Sandoval, uma referência mundial no trompete. A música tem um ritmo caliente e os percussionistas da banda fazem toda a diferença.

De acordo com o maestro Eduardo Lima, a segunda música é ‘Against All Odds’, um clássico de Phil Collins, arranjo de David Stout e solo de Elias Coutinho. “Como ainda estamos no mês dos namorados, a segunda e a terceira música do repertório vão homenagear aos casais apaixonados. A terceira música será ‘Barquinho’, de Roberto Menescal, com arranjos também de Elias Coutinho.  Ao invés de trazer a linguagem tradicional da bossa nova, o artista quis apresentar um pouco da contemporaneidade de estilos, trabalhando, por exemplo, mudanças rítmicas. Este será o momento que teremos somente saxofones, baixo e a percussão no palco. Acreditamos que o público vai gostar muito”, explicou.

Em seguida, será tocada ‘Live and let die’, com arranjos de Robert Curnow, homenageando o grande artista internacional Paul McCartney - que no dia 18 de junho completou 80 anos de idade. Na sequência, a AJB fará uma seleção de música juninas, fazendo alusão à época mais colorida, representativa e animada do ano.

Em seguida, fortalecendo o clima junino é a vez da música ‘Estrepa moleque’, arranjo e composição do guitarrista Kim Freitas, que define sua música como “bombinha de São João”. A sétima música é I Got You, do grande ícone da música mundial James Brown, arranjos de Paul Jennings e improvisação dos músicos da AJB, característica forte da orquestra de jazz.

A oitava posição será ‘Alcides Passarinho’, um choro do saxofonista paraense Batista e solo de Elias Coutinho no sax e alto. As duas últimas músicas serão o presente de despedida da AJB, que só retornará ao seu público em agosto. A Band também tocará músicas do guitarrista mundialmente conhecido, Santana, e Beatles Collection, com participação especial dos músicos da Orquestra Sinfônica transformando a Amazônia Jazz Band em uma grande banda sinfônica, mostrando uma outra sonoridade do grupo.

Eduardo Lima

Eduardo Lima, paraense, define a música como sua vida. Neto de trompetista, a música sempre esteve presente em seu lar. Aos 11 anos de idade, seus pais, percebendo o interesse pela música, convidaram um saxofonista para mostrar ao filho o quão fascinante era aquele instrumento musical. Ali começou sua história com a música. Logo iniciou os estudos no saxofone com os professores Paulo Levy e Jesus Martins. Posteriormente, ingressou na ‘Banda Jovem’ do Conservatório Carlos Gomes, ali aprimorando a prática musical em grupo. 

Em 2001 tornou-se Bacharel em Educação Artística - Habilitação em Música, pela Universidade do Estado do Pará. Por 12 anos foi Regente Titular da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, tendo exercido, também, a função de professor substituto de saxofone na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, realizando à docência na educação básica e profissional, além da participação em projeto de interiorização ministrando Cursos Técnicos de Instrumentista de Orquestra e de Instrumentista de Banda em Municípios paraenses. 

Integra a Amazônia Jazz Band (AJB) como saxofonista e flautista há 24 anos, tendo também exercido nos últimos 5 anos a função de Maestro-Auxiliar da AJB. Ao longo dos 28 anos de carreira gravou CD solo intitulado ‘Sopros da Amazônia’, trazendo ao cenário da música instrumental diversos clássicos da música popular paraense, além de participação em shows e gravação de CD’s e DVD’s de diversos artistas. 

Programa
RHYTHM OF OUR WORLD
Arturo Sandoval
(Arr. Richard Eddy & Arturo Sandoval)

AGAINST ALL ODDS
Phil Collins
(Arr. David Stout)

BARQUINHO
Roberto Menescal
(Arr. Elias Coutinho)

LIVE AND LET DIE
Paul & Linda McCartney
(Arr. Robert Curnow)

SELEÇÃO FESTA JUNINA 
Festa Na Roça – Mario Zan & Pereira; O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Maninho/Manoel Góes/Priminho & Tonico; Sonho De Papel – Carmen Miranda)
(Arr. Adapt. Edivaldo de Paula)

ESTREPA MULEKE
Kim Freitas

I GOT YOU (I Feel Good)
James Brown
(Arr. Paul Jennings)

ALCIDES PASSARINHO
ST PMPA Batista
(Arr. 2º SGT PMPA Afonso)

SANTANA 
Flor D’Luna – Tom Coster; Oye Como Va – Tito Puente; Europa – Carlos Santana & Tom Coster; Smooth – Itaal Shur & Rob Thomas
(Arr. Giancarlo Gazzani)

BEATLES COLLECTION
John Lennon & Paul McCartney
(Arr. Johannes de Meij)

Serviço
O concerto da Amazônia Jazz band, acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos serão disponibilizados no dia do evento, a partir das 9h, na bilheteria do TP e custarão R$2,00 (dois reais), duas unidades por pessoa/CPF e pelo site www.ticketfacil.com.br. A apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB) é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Texto: Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz