IESP fortalece a atuação dos agentes da segurança pública no Pará
Instituto de Ensino de Segurança do Pará qualifica as ações de proteção da sociedade paraense por meio de iniciativas educativas
Garantir a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação dos agentes de segurança pública estaduais e municipais do Pará estão entre as principais atuações do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que busca fortalecer a proteção ao povo paraense por meio de ações educativas.
"Já formamos nessa gestão servidores do Detran e Polícias Científica, Civil, Militar e Penal. Em breve, teremos servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Pará também formados. Eles estão participando de concurso ainda em andamento. O instituto é fundamental para que a gente possa ter a formação sistêmica e integrada dos agentes da segurança pública em todo o estado, por isso, ampliamos a capacidade do IESP com dois blocos novos de sala de aula, polos em Ananindeua, Santarém e Marabá, dojô totalmente construído, quadra de esportes moderna entregue, além de melhorias internas estruturais para receber mais de 7 mil policiais que em algum momento passaram ou passam pelo Instituto”, ressalta Ualame Machado, titular da Segup.
O Instituto realiza graduações e pós graduações, como o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. O objetivo é fomentar o nível superior com graduação, e as pós-graduações aos agentes que compõem o sistema integrado de segurança pública, que além do âmbito estadual, inclui guardas municipais e agentes de trânsito dos municípios.
O curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM), em andamento, com 160 alunos oficiais, é uma Especialização em Defesa Social e Cidadania. Em relação às pós-graduações, como ação de valorização dos agentes de segurança pública, também estão em andamento o Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar (CSPBM).
Na lista, destaque para outros cursos como o de "Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social" e o curso de "Especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública". Também estão disponíveis e programados para 2023 os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais BM e PM, respectivamente, "Especialização em Gestão de Unidade de Bombeiro Militar com Ênfase em Defesa Civil" e "Especialização em Segurança Pública", o curso de “Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública orientada por resultados”, e o de “Investigação Policial Moderna”.
“O IESP representa onde começa a segurança pública do Estado. Todo agente de segurança do Estado ou do município, quando inicia a carreira, participa da história do Instituto, responsável por capacitar e formar todos os agentes que vão dar o primeiro combate, dar a resposta social em rua, protegendo a população. Também garantimos capacitações táticas e estratégicas, que refletem diretamente na redução dos índices de criminalidade, ampliação da capacidade operacional e no melhor atendimento da população, inclusive com capacitações ofertadas a sociedade", assinala o diretor do IESP, Coronel BM Antônio Bentes da Silva Filho.
O IESP atua em uma tríplice ação de educação, que envolve o ensino profissional, complementar e superior. Durante a atual gestão, duas novidades foram implementadas no Instituto pelo Governo do Estado: o curso superior de tecnologia em segurança pública, também como valorização do servidor, graduação com a duração de 2 anos de duração e com 352 alunos matriculados e a oferta do curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, para os alunos inscritos no Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM) do IESP, por meio de um convênio com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com 14 alunos matriculados.
HISTÓRICO
O Instituto criado pela Lei nº 6.257, de 17 de novembro de 1999, promove a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos, quanto à segurança e a riscos coletivos. Faz parte da estrutura orgânica da Segup, que é a mantenedora, conforme a Lei nº 7.584/2011.
O IESP realiza as atividades por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e de ações de treinamento profissional continuado. O Instituto funciona como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e à segurança dos cidadãos.
Em 2014, por meio da resolução nº 742 do Conselho Estadual de Educação, o IESP foi credenciado como instituição de ensino superior, passando a ter a competência, dentre outras, de conferir graus acadêmicos.
Clique aqui e saiba mais sobre o IESP.