Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Estado e Ministério Público discutem serviços públicos para população atendida pelo TerPaz

Um dos objetivos é alinhar projetos afins e levar serviços em conjunto aos usuários das Usinas da Paz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
27/06/2022 19h01

O segundo encontro com promotores de justiça do Ministério Público do Pará, na tarde desta segunda-feira (27), no teatro da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, contou com representantes das secretarias e instituições participantes da Câmara Técnica Intersetorial do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). O objetivo foi alinhar projetos afins e levar serviços em conjunto aos usuários das Usinas da Paz, nas regiões Metropolitana de Belém e Sudeste.

Os promotores apresentaram os projetos que compõem o Programa MP+ e compartilharam diversas linhas de frente que os Centros de Apoio Operacional (Caos) do MP mantêm para identificar afinidades com os serviços já oferecidos pelas UsiPaz.O encontro foi realizado no teatro da Usina da Paz Cabanagem

“Aqui, como está se buscando a cidadania, e nas ações dos Caos, nós também pleiteamos essa garantia de direitos, principalmente de forma preventiva. Exatamente para evitar a judicialização é que nós nos reunimos - todos os coordenadores - e pensamos nesse programa denominado MP+, que são ações pontuais de cada Centro que nós pensamos em aprimorar”, informou a promotora de justiça Mônica Freire, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Pará.

Promotora Mônica Freire: potencializar açõesA promotora enfatizou que essas reuniões são importantes para que, a partir das discussões apresentadas, possam surgir novas estratégias para atender à população. “Alguns dos Caos hoje já desenvolvem essas ações em outras comunidades e escolas, com grupos de vulneráveis. O que nós queremos é ocupar, juntamente com o Estado, esse espaço, potencializar as ações que nós já realizamos e trazer a contribuição do Ministério Público para as ações das Usinas da Paz. Muitos problemas podem ser solucionados, ou pelo menos amenizados, com essas ações articulatórias de prevenção. É isso que nós queremos como instituição; sair um pouco dessa figura tão encastelada e estar mais próximo dessas ações”, acrescentou.

O secretário adjunto Julio Alejandro Jélvez, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), conduziu a interação entre as instituições. “Essa é uma oportunidade de unir forças, objetivando estabelecer ações intercomplementares entre o governo do Estado e o MP, a serem executados nas seis unidades das Usipaz já em funcionamento. Foi apresentado também os projetos e programas de algumas secretarias e fundações que participam do TerPaz. E, por fim, um diálogo entre os Centros de Apoio Operacional temáticos e as secretarias e fundações com projetos semelhantes", informou Julio Alejandro Jélvez.Secretário adjunto Júlio Alejandro Jélvez: unir forças

Suporte - Os Centros de Apoio Operacional (CAOs) são órgãos auxiliares da atividade funcional dos membros do Ministério Público, e têm por finalidade operar como suporte, nas ordens jurídica e institucional, de forma a disciplinar e uniformizar a política e as diretrizes de atuação da instituição no que concerne as suas mais diversas áreas de atribuição.

Os Centros de Apoio Operacional e respectivos Núcleos são assim estruturados: Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível); Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal); Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ); Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO Cidadania); Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Constitucionais e Interesses Difusos e Coletivos (CAO Constitucional); Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) e Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP);

Será realizada outra reunião com representantes de cada Centro e das secretarias que tenham as atividades fins intercomplementares e, de acordo com as atividades dos CAOs, visando à elaboração de um plano de trabalho que irá compor um termo de cooperação entre a Seac, a Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz e o Ministério Público.