Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Governo do Pará entrega Policlínica Lago de Tucuruí e amplia atendimento no interior

A unidade oferece atendimento em 36 especialidades, e conta com setor de hemodiálise e Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2022 17h50

A Policlínica Lago de Tucuruí segue a eficiência do padrão adotado na Poli Metropolitana, em BelémO governo do Estado avança na ampliação do atendimento de saúde especializada ao interior do Pará. O governador Helder Barbalho entrega neste sábado (25), as 11 h, a Policlínica Lago de Tucuruí, na região sudeste, com mais de 36 especialidades médicas e não médicas, além de um setor de hemodiálise e o Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea).

A Policlínica tem capacidade para atender a população dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

A entrega da unidade faz parte da estratégia adotada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para assegurar o acesso digno e de qualidade a tratamento de saúde em todo o território paraense, a partir do modelo proposto na Policlínica Metropolitana, em Belém, que funciona desde janeiro de 2020.O Serviço de Hemodiálise dispõe de 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial

“A construção das Policlínicas visa à descentralização do acesso a um serviço de saúde especializado e de referência, antes disponível apenas na Região Metropolitana de Belém. Serão 36 especialidades médicas e de outros profissionais de saúde, que devem levar um atendimento assertivo à população do Lago de Tucuruí. A inauguração mostra mais um avanço na saúde pública paraense. O serviço será nos moldes da Poli Metropolitana, que é uma referência em diagnóstico e em programas estaduais de saúde”, ressalta Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública.

Infraestrutura - A Poli Lago de Tucuruí conta com 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, Raio X, Métodos Gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial e o anexo do Natea.

“A unidade será um importante polo de diagnóstico para a região. Além da estrutura de laboratório completo, contará com um parque tecnológico com exames de imagem, além de exames laboratoriais. São dois andares e 20 consultórios médicos para atendimento simultâneo, e mais o térreo no prédio no qual funcionará o Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista”, informa Camylla Rocha, diretora técnica da Policlínica Lago de Tucuruí.Comodidade e segurança são garantidos desde a recepção da nova Policlínica

A unidade vai oferecer, por mês, 09 mil consultas, em 36 especialidades, para adultos e crianças. Entre elas, alergologia, anestesiologia, cardiologia geral, cirurgia geral e vascular, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia clínica e cirúrgica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia, além da equipe multiprofissional, que inclui especialistas em psicologia, fonoaudiologia, nutrição e assistência social.

Diferencial - O Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista oferecerá atendimento multidisciplinar para pessoas com autismo. “O diferencial de ter esta estrutura descentralizada será a possibilidade de ofertar o acompanhamento mais próximo do local em que reside o paciente, aqui na região de abrangência do serviço”, enfatiza Camylla Rocha.

“O Natea oferecerá atendimento multidisciplinar com aplicação de protocolos validados com evidências científicas. Médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos trabalham em conjunto, a partir da análise comportamental da criança”, acrescenta. A Poli Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA).

O atendimento em especialidades oferecido às populações dos municípios do entorno precisará de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após a primeira consulta em clínica médica.

Serviço: O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí será de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica