Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Festejos juninos mudam rotina de pacientes no Hospital de Clínicas

Por Marcelo Leite (COSANPA)
24/06/2022 18h59

As tradicionais celebrações que marcam a passagem do mês de junho têm mudado também a rotina de quem faz tratamento na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. Nesta sexta-feira (24), o dia de homenagens ao personagem bíblico que dá nome às festas também foi de comemorações e brincadeiras para as crianças e adultos usuários dos diferentes serviços ofertados pela unidade que é referência estadual em cardiologia, psiquiatria e nefrologia.

As atividades foram organizadas pela equipe multiprofissional da Fundação ao longo de todo o mês, com pinturas, socialização de pacientes e acompanhantes, decoração e danças. O resultado desse trabalho terapêutico foi apresentado durante a semana com festas juninas na Clínica de Hemodiálise Monteiro Leite, Ambulatório, Serviço de Terapia Renal, Psiquiatria, Clínica Médica e Clínica Pediátrica, onde também está localizada a Unidade Terapia Intensiva Neonatal do HC.

Tatiana Reis, psicóloga e chefe do Serviço Biopsicossocial da Fundação lembrou que a celebração de datas culturais são ações que humanizam ambientes hospitalares. “Momento como esse são organizados por muitas equipes para transmitir mensagens de esperança para quem está ou para quem acompanha o tratamento”, pontuou Tatiana.

Karen Xavier, pedagoga na Clínica Pediátrica destacou ainda que a atividade é uma forma de valorização da cultura regional. “A festa junina faz parte do cultural brasileiro e muito forte no Pará. A vivência desse momento dentro do hospital favorece a adesão ao tratamento de diferentes formas porque os pacientes conseguem se reaproximar de um cotidiano vivido antes da internação. É uma continuação da vida social, cultural e educacional a partir do olhar de cada integrante da equipe multiprofissional”, complementou a pedagoga.