Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTA JUNINA

Programação junina do Abelardo Santos arrecada brinquedos e promove Arraiá do HRAS para colaboradores e usuários

Unidade angariou mais de 500 brinquedos, vestiu prematuros com trajes típicos e animou pacientes dialíticos  

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2022 20h19

Para celebrar a quadra junina, em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, apostou em ações solidárias e de humanização para marcar o período festivo. Encerrando nesta sexta-feira (24), um concurso de miss angariou, entre os colaboradores da unidade, brinquedos para presentear as crianças do entorno do hospital. Além disso, durante esta semana, a equipe assistencial da instituição vestiu os bebês da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com trajes típicos da época e surpreendeu as famílias do complexo com um Arraiá. Além disso, os pacientes da hemodiálise também participaram dos festejos.

Neste ano, as ações do hospital tiveram como objetivo, fortalecer a solidariedade e, ainda, melhorar a rotina de pacientes e acompanhantes durante o tratamento de saúde na unidade. 

“Tivemos iniciativas distintas com o foco na temática junina. A  arrecadação de brinquedos vai contemplar as crianças da comunidade, além de proporcionar, uma dinâmica divertida aos nossos colaboradores, pois realizamos uma gincana de miss para estimular a solidariedade”, detalhou Marcos Silveira, diretor Executivo do Abelardo Santos.

O gestor ainda enfatiza a finalidade das ações voltadas aos usuários. “A equipe assistencial em parceria com a multiprofissional, também usou da criatividade para quebrar a rotina das mães dos bebês que estão sob os tratamentos de saúde na Unidade de Cuidados Intermediários.Os bebês foram vestidos de roupas juninas em alusão ao período e fizemos uma celebração intimista no complexo. Ainda, a equipe da clínica de hemodiálise proporcionou uma sexta bem típica aos pacientes do setor ", continuou Silveira. 

Concurso- A assistente administrativo Lidiane Nascimento participou da programação de doação de brinquedos. “Achei muito interessante a gente, como colaborador, ter um momento de descontração com a nossa equipe, participar dessa gincana e doar algo para as crianças da comunidade”, disse. 

A analista financeiro do HRAS, Karina Cardoso, também fez a doação. “A equipe se divertiu bastante. Apostamos na nossa miss favorita e começamos a arrecadação de brinquedos. Nos divertimos e também levamos as outras pessoas à diversão. O HRAS está de parabéns”, comentou. 

A festividade foi promovida pelo setor de Recursos Humanos e contemplou colaboradores de todos os turnos da unidade. “Fizemos um desfile de miss e, em seguida, anunciamos quem arrecadou brinquedos. Na ocasião, promovemos um ambiente de socialização dos funcionários. Tivemos brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo e argolas, além da distribuição de um lanche típico junino”, reforçou o assistente de Recursos Humanos, Deyvison Gomes. 

Arraiá Neonatal - Já a ação promovida pela assistência, surpreendeu Raquel Soares Ribeiro. Mãe de um recém-nascido de 24 dias, ela sente as dificuldades de ter o filho em casa. Para ela, a rotina hospitalar é dura, mas pode ser aliviada com pequenas ações, como ver seu filho, de alguma forma, participando da quadra junina. “Todos os dias temos a mesma rotina, foi muito legal esse momento pequeno de comemoração. Gostamos de ver nossos filhos vestidos de uma forma diferente”, relatou. 

A coordenadora das UTIs da unidade, Karla Luz, lembra que as festas juninas marcam um período de grande alegria no Brasil. “Sabemos que é possível também compartilhar esse momento, de alguma forma,  com os nossos usuários. Por isso, o HRAS não poderia ficar de fora. Fizemos uma festa com roupas a caráter e o menu principal de um bom arraial, o famoso e delicioso mingau de milho. Um evento que permitiu que os pais pudessem registar um momento especial com seus bebês”, pontuou a enfermeira. 

O serviço de assistência neonatal do HRAS atende bebês de 0 a 28 dias de vida, alguns deles com necessidade de internação por períodos prolongados, fazendo com que o convívio familiar seja afetado. “Infelizmente, as internações hospitalares, mesmo as mais curtas, causam estado de tristeza sejam pelas inseguranças, pela ausência dos parentes, ou mesmo, pelo afastamento do ambiente domiciliar. E para que pudéssemos manter o brilho nos corações desses pais e deixar guardado em suas lembranças esses momentos sem lacunas, é  que a equipe do Hospital promoveu o Arraiá da UCI Neonatal", finalizou Madalena Furtado, médica diarista. 

Hemodiálise-  A sexta-feira também foi bem junina na clínica de hemodiálise da Unidade. Os pacientes que fazem Terapia Renal Substitutiva, tiveram a festa de aniversariante do mês com a temática. "A programação de hoje (25), foi uma prévia da nossa festa que vamos fazer no próximo dia 26. Teremos brincadeiras como pescaria e bingo, além de um cardápio típico", antecipou Lucineia Veloso, supervisora do setor.

A clínica de diálise  funciona de segunda a sábado, de 5h30 às 20h, em três turnos – manhã, tarde e noite. Além disso, o HRAS também oferece a hemodiálise para pacientes internados em leitos clínicos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Serviço: O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. Ele é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).