Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

UsiPaz Cabanagem promove palestra com Lyoto Machida à comunidade

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
23/06/2022 21h35

Foi na tarde desta quinta-feira (23), que o lutador de MMA e Karatê, Lyoto Machida, esteve na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, levando seus conhecimentos com a palestra “Alta Performance Mental”, na qual comunicou para o público de mais de 50 pessoas, no teatro do complexo, sobre estratégias para manter o equilíbrio emocional em vários âmbitos da vida.

“Pra mim, é muito importante estar aqui porque eu pretendo seguir a profissão de lutador, então é gratificante poder vir aqui, presenciar um evento desse sem tirar nada do meu bolso”. Conta o estudante de 15 anos, Crebson Victor, que já ensaia os primeiros golpes no mundo das Artes Marciais Mistas (MMA).

Para o biólogo Marcos Gaia, que também treina Jiu jitsu, a importância do evento vai além do quão mundialmente é conhecido Lyoto Machida, é mais um mecanismo de levar mais cidadania aos moradores do bairro da Cabanagem e redondezas. “Trazer um atleta mundialmente conhecido pra cá, compartilhando do saber dele, é mais uma forma da Usina da Paz fazer o trabalho de resgate de jovens que possam estar sendo atraídos para o caminho do crime”.

“Esse momento para nossos jovens daqui do bairro, serve como uma espécie de espelho em que eles podem se olhar e ver que, se o Lyoto pode, eles também podem e isso foi repassado aqui pra eles hoje. O objetivo é que eles percebam que eles também um dia podem estar na posição de ensinar e se tornarem gigantes do esporte como esse que hoje nos deu a honra de ouvi-lo”, conta Ivanilda Vieira, Gerente-Geral da UsiPaz Cabanagem, que explicou também sobre a importância da participação da comunidade, que deve tomar para si todos os benefícios gerados dentro do complexo multifuncional que é a UsiPaz.

O bate-papo com o atleta faz parte do cronograma de atividades realizadas pelo Iron Man, um dos maiores eventos de luta do país, que será realizado em Belém, amanhã (24), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho.

Após a apresentação, o lutador conheceu o dojô, espaço onde são realizadas as aulas de judô, Karatê, jiu-jitsu e boxe dentro das Usinas da Paz, onde interagiu com a turma que treinava artes marciais no momento. Na ocasião, o ex-campeão Meio Pesado do UFC, aproveitou para dar um recado a juventude que almeja seguir o caminho da luta no esporte, “eu quero dizer que tudo é possível usando as ferramentas certas, a gente tem que ter as pessoas certas do nosso lado e no momento certo, isso é o mais importante, quando a gente tem isso não precisa ser o melhor. Isso tudo para mim faz parte da nossa conexão com o universo”, disse Lyoto.

Ele finalizou falando sobre a satisfação de poder compartilhar com a Cabanagem e outros bairros vulneráveis, um pedaço da sua história. “É um prazer enorme poder dar acesso para essas pessoas. Aqui eu coloquei um pouco da minha vida pra eles, coloquei um pouco de técnica como eu sempre faço com todo mundo, eu sempre procuro mostrar um pouco da técnica, como usar a disciplina, como usar o foco, como mentalizar as coisas, tudo o que eu usei na minha vida e que eles podem usar na vida deles também, independente da atividade, isso pra mim foi primordial e fundamental”.

Laura Dias saiu da Usina da Paz hoje com o sentimento de enorme gratidão. A surfista acredita que iniciativas como essa são essenciais para que cada vez mais os jovens se enxerguem em um outro cenário social que não seja o da violência.

“Isso aqui foi ótimo ter ocorrido, não só pela importância do Lyoto, por ele ser uma pessoa exemplar para o esporte, mas também pelo incentivo de atrair mais a atenção dos pais para trazer seus filhos pra dentro da Usina. Aqui tem muita coisa interessante, tem conforto, tem segurança, aqui a gente pode deixar nossas crianças sem medo, e tudo de graça”, informou Relata a Laura, que tem dois filhos menores de idade fazendo aulas de futsal na UsiPaz Cabanagem.