Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES DE GOVERNO

Estado garante vários recursos para o desenvolvimento da infraestrutura de Pacajá

Por Lilian Guedes (SECTET)
23/06/2022 18h04

Nesta quinta-feira (23), durante agenda do governador Helder Barbalho pelo município de Pacajá, na Região de Integração do Xingu, foram assinados vários convênios e ordens de serviço para o desenvolvimento da infraestrutura urbana da região. O chefe do executivo estadual destacou o pontuou os investimentos do Estado em parceria com o a prefeitura.

“Hoje é um dia histórico, um volume de investimentos de R$ 55 milhões que o governo do Pará, junto com a prefeitura, traz obras de pavimentação, de saneamento, em escolas, creches, investimentos diversos para que Pacajá possa crescer e se desenvolver. Festejo esse momento aqui na nossa Transamazônica, reafirmando nosso compromisso de trabalhar por todo Pará. Aqui nós já fizemos 8 km de asfalto e só dessa tacada mais 8 km que estão sendo feitos pelo NDB e CAF. Tem mais 6 km que nós autorizamos do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’ e mais 6 km de blocket. Só nessa pegada, são 23,5 km de pavimentação para ruas aqui no município de Pacajá’, pontuou Helder Barbalho. 

A assinatura da ordem de serviço para a drenagem e pavimentação de seis quilômetros de vias será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), através do programa ‘Asfalto Por Todo o Para’, desenvolvido desde 2019, pelo Governo do Estado e que tem garantindo melhorias em infraestrutura, acessibilidade, segurança viária e qualidade de vida da população nos 144 municípios em suas nas 12 regiões de integração. 

Convênios - Também foi assinado um convênio com a Prefeitura Municipal para a pavimentação, drenagem e calçada em vias do bairro Novo Horizonte. Obras que vão fortalecer a estrutura urbana das vias da cidade. 

Francisca Pereira é moradora há mais de 20 anos do bairro Novo Horizonte e conta dificuldade de viver sem saneamento básico a asfalto. "Para trafegar, você pode ver que as valas aqui quando chove inundam tudo porque não tem um uma tubulação de esgoto, não tem nada. Quando o inverno tá forte por aqui, inunda tudo. A minha casa aqui mesmo entra tudo de água fica pelo joelho de água. Necessitamos muito de um saneamento, um asfaltamento nessa rua, é um sonho para a gente a chegada desse asfalto”, disse Francisca.

Outro bairro contemplado com serviços de pavimentação será o Tozetti que terá pavimentação de vias urbanas em bloquetes. Moradora há quatro anos do bairro, dona Francisca das Chagas, relata como é a sua rotina com as péssimas condições das ruas

Francisca das Chagas“Sempre foi essa situação aqui e o que queremos é isso, melhorias para as nossas ruas. Preciso fazer encanação aqui do quintal por causa da falta de asfalto. É uma felicidade receber essa notícia porque queremos a melhora e cada um quer fazer o bem para nós, é apoiado pela população”, disse Francisca.

Simão Filho, vendedor de frutas é outro morador que será beneficiado com as obras“A rua está bem estragada, aliás que eu nem ando por essa rua, eu rodeio pela outra rua, e saio no posto porque eu não aguento mais passar por esses buracos, já quebrei até o carro uma vez. Tudo é prejuízo, trazer esse benefício é muito gratificante para nós”, disse o morador.