Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Marabá realiza arraial solidário, no sudeste estadual

Ação arrecadou itens básicos para bebês e vai entregá-los para mães e grávidas em situação de vulnerabilidade social

Por Governo do Pará (SECOM)
23/06/2022 16h24

Pacientes e profissionais de saúde do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, participaram do arraial solidário da campanha "Somos a Soma", realizado nos dias 22 e 23 de junho, que visa arrecadar itens de enxoval para bebês.

Organizado pela Comissão de Humanização da instituição, a iniciativa buscou arrecadar doações de itens básicos para bebês de 0 a 1 ano, que serão entregues a mães de recém-nascidos e grávidas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pelo hospital. 

O arraial na unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, contou com atividades lúdicas, comidas típicas e brincadeiras como a pescaria e o correio elegante, que estimulou a troca de mensagens de fé e esperança entre usuários e colaboradores.

Simone Nunes, mãe da pequena Sorhaya Cecília, internada no HRSP, ficou feliz pela mobilização dos colaboradores com a campanha e ressaltou que ações como essa desmistificam que o ambiente hospitalar é triste e pouco acolhedor.  

"Ninguém quer estar hospitalizado, mas se você estiver em um ambiente humanizado como é Regional, onde todos te tratam com carinho e profissionalismo, sua recuperação vai ser bem melhor. Quero parabenizar pela campanha de doação de enxovais que vai beneficiar muitos bebês. Eu também vou fazer minha parte", explicou. 

De acordo Flavia Fernandes, analista de Humanização no HRSP, o arraial proporcionou descontração, conforto e elevou a autoestima, ajudando na recuperação clínica dos pacientes internados na unidade.

"Além de contribuir com a melhoria clínica dos nossos pacientes, o nosso arraial faz parte de uma linda campanha que vem sensibilizando a sociedade para ajudar mães que infelizmente não possuem enxovais para seus bebês. Agradecemos a todos que realizaram as suas doações", afirmou.    

A profissional ainda ressalta que a campanha segue até o dia 30 de junho e que os interessados podem doar mantas, fraldas de algodão e descartável, roupas, entre outros itens para compor kits que serão distribuídos gratuitamente.  

Saiba como doar

Os interessados em doar itens de enxoval para a campanha "Somos a Soma", podem deixar sua contribuição na portaria do Hospital Regional do Sudeste do Pará em qualquer horário, até o dia 30 de junho. O HRSP está localizado na Rodovia PA 150, s/n, altura do Km 7 — Nova Marabá - Marabá (PA).

A iniciativa "Somos a Soma" acontece em todas as unidades hospitalares gerenciadas pela Pró-Saúde e busca estimular a arrecadação de itens básicos à comunidade local. As doações são adaptadas conforme as especificidades regionais de cada localidade.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios.

Texto de Ederson Oliveira