Pássaros Juninos e Cordões de Bichos estarão no Margarida Schivasappa

23/06/2022 14h29

Grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros e de Bichos se apresentarão no palco do Teatro Margarida Schivasappa, neste sábado (25). Dois grupos irão se apresentar por noite, às 19h e às 20h. A programação vai até o dia 3 de julho.

Segundo Célia Pinto, técnica em gestão cultural da FCP, o Teatro de Pássaros ou Ópera Cabocla, como também pode ser chamada a manifestação, “é uma expressão de grande importância, por representar uma identidade amazônica, uma expressão das culturas populares genuinamente paraense, visto que somente no Pará temos essa cultura”.

O enredo trará elementos amazônicos, tendo como protagonista um pássaro da fauna regional e debaterá problemas socioambientais, “tema pertinente no atual contexto paraense e brasileiro”, observa Célia Pinto.

Toda a programação foi selecionada através do Edital N.º 06/2022, referente ao Prêmio Folguedo Junino 2022, que ofertou um total de 80 vagas, sendo 15 dessas para os Pássaros Juninos e Cordões. Célia ressaltou a importância de se diferenciar os grupos para o melhor entendimento do público.

Pássaros Juninos envolvem um espetáculo completo e comporta os principais elementos do teatro (vários "atos"; troca de figurino, uso do palco de acordo com o enredo). É chamado também de melodrama,  fantasia.

Os “Cordões” podem ser de Pássaro, em que este é o personagem central, mas podem ser de outro bicho. O grupo se posiciona em formato "meia-lua" no palco, em uma dinâmica que não necessita a troca de cena e de figurino. Esta se detém ao espetáculo, que se desenvolve em um único "ato", onde cada personagem tem sua vez de apresentar, sempre com a entoação das músicas que contam uma história. É também chamado de Teatro Cantado.

Além das apresentações citadas, o Edital Folguedo Junino também selecionou outras expressões artísticas, tais como Boi-Bumbá, Boi de Máscaras, Grupos Parafolclóricos, Grupos de Carimbó e Toada.

A grande programação na Praça dos Artistas também inclui mini cortejo dos grupos de Bois e interação com o público na Praça de Alimentação do Arraial de Todos os Santos. 

SERVIÇO

Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros e de Bichos

Local: Teatro Margarida Schivasappa, na avenida Gentil Bitencourt, nº 650, em Belém.

Data: 25/06 até 03/07

Horário: 19h e 20h.

Texto de Álvaro Frota / ASCOM FCP

Por Governo do Pará (SECOM)