Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Grupo paulista encerra Encontro de Violões da Fundação Carlos Gomes

Concerto “Quaternaglia – 30 anos” será realizado nesta sexta-feira (24), às 20h, com entrada gratuita

Por Governo do Pará (SECOM)
23/06/2022 10h05

Realizado pela Fundação Carlos Gomes, o Encontro de Violões vai fechar a programação artística com o concerto “Quaternaglia – 30 anos”, na próxima sexta-feira (24), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca. O evento promoveu, no período de 22 a 24 de junho, masterclasses, oficinas e palestras com músicos convidados e apresentações musicais.                                           

Durante a programação foram realizados masterclasses com Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla, Chrystian Dozza, integrantes do grupo de cordas Quaternaglia; oficinas de choro com o multi-instrumentista e compositor paulista Alessandro Penezzi e oficina do método de ensino musical coletivo Suzuki, ministrado pelo professor do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) Guaraci Portugal. Também foi realizada palestra sobre a obra “Song of the Universal”, que será interpretada no Concerto de Encerramento, com a participação do professor doutor Sergio Molina e do pianista Rogério Zaghi, e a “O violão Solo no Pará”, conduzida pelo professor mestre Antônio Cano.

Professor Antônio CanoO Quaternaglia irá se apresentar na Igreja de Santo Alexandre, primeiro espaço no qual o grupo tocou quando veio pela primeira a Belém, anos atrás. 

“Temos uma grande expectativa de voltar a Belém em uma programação que junta a parte educacional com a parte artística. Juntando isso com a celebração dos 30 anos do nosso grupo de câmara, estamos muito animados para o concerto de encerramento”, conta o violonista Sidney Molina, líder do grupo.

Os dois espaços escolhidos para comemorar o aniversário do Quaternaglia foram a Sala São Paulo (SP) e a Igreja de Santo Alexandre, na capital paraense. De acordo com o violonista, “o repertório terá a estreia da música Song of the Universal, do professor do curso de composição do IECG, Sergio Molina, uma peça para quatro violões e um piano”, adianta. O pianista que irá participar da apresentação é Rogério Zaghi (SP).

Professor Sérgio Molina. Foto: Pamela LahaudNa segunda parte do Concerto, serão interpretadas obras do compositor Paulo Bellinati e depois, o grupo vai receber no palco o instrumentista Alessandro Penezzi, que também participou da programação acadêmica do Encontro de Violões.

Programa

I Parte

Song of the Universal (a partir de um poema de Walt Whitman) (2018) --- Sergio Molina

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

Rogério Zaghi (piano) 

II Parte

Bellinati’s Mosaic (2021) --- Sérgio Assad

Paulo Bellinati

Um Amor de Valsa (2020)

Carlos’s Dance (Jequibau) (2006)

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

Be-a-Baden --- Alessandro Penezzi (1974)  

Alessandro Penezzi (violão de 7 cordas)

  

Baião de Gude (1997) – Paulo Bellinati

A Furiosa (Maxixe) (1997)

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

Alessandro Penezzi (violão de 7 cordas)                                                                                          

Serviço:

Concerto de Encerramento do Encontro de Violões da Fundação Carlos Gomes (FCG), com o quarteto de cordas paulista Quaternaglia, nesta sexta-feira (24), às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca. O espetáculo irá celebrar o sucesso da programação artística e acadêmica do evento e comemorar o aniversário de 30 anos do Quaternaglia.

Texto: Mayave Ribeiro/Ascom FCG