Regional do Tapajós capacita equipes sobre uso de ventilação mecânica
Iniciativa do Hospital objetiva qualificar os profissionais e aprimorar a assistência a pacientes que necessitam deste recurso
Profissionais de fisioterapia, enfermagem e médicos acompanham as explicações sobre ventilação mecânicaO Hospital Regional do Tapajós (HRT), realizou nesta segunda-feira (20), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Curso de Atualização em Ventilação Mecânica – Básico ao Avançado, destinado aos profissionais de fisioterapia, enfermagem e médicos para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
A capacitação profissional teve como objetivo auxiliar no processo de qualificação dos profissionais, assim como na assistência apropriada aos pacientes que necessitam do sistema de ventilação mecânica.
A formação envolveu conteúdo teórico/prático e foi ministrada pelo fisioterapeuta Axell Lins, especialista em Terapia Intensiva e atual coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), e por Leonardy Ibrahim, especialista em Terapia Intensiva e em UTI Adulto.
Com teorias e práticas, o curso foi ministrado pelos fisioterapeutas Axell Lins e Leonardy Ibrahim O treinamento abordou temas como: Introdução a ventilação mecânica; Princípios básicos da ventilação mecânica; Assincronias ventilatórias; Ventilação mecânica protetora; desmame ventilatório; Introdução a ventilação mecânica não invasiva; Indicações e contraindicações da VNI e ventilação com bolsa-válvula-máscara-reservatório, com fonte de oxigênio entre outros.
Para Axell, capacitar os profissionais melhora significativamente a capacidade de avaliação de critérios de intubação, dando mais rapidez, efetividade e eficácia no procedimento, oferecendo assim para os usuários o melhor nível de atendimento possível.
“Tivemos dois períodos de capacitação. Pela manhã, fizemos a parte teórica e a prática durante a tarde. Nosso objetivo é capacitar ainda mais nossos profissionais”, explicou a coordenadora do NEP do Hospital, enfermeira Bruna Santana.
Texto de Moisés Sodré / HRT