Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Abelardo Santos promove o 'I Workshop de Cuidados com a Pele'

Troca de posição constante, uso de almofadas, alimentação saudável e hidratação evitam lesões

Por Governo do Pará (SECOM)
21/06/2022 09h20

Pesquisas na área de saúde já apontam que ao menos 50% das pessoas que ficam acamadas ou imobilizadas, por um longo período de tempo, apresentam danos na pele. Além do desconforto, das dores e das cicatrizes dos pacientes, a presença de lesão impacta, ainda, diretamente no aumento dos custos com tratamento, no tempo de internação e no risco de complicações, representando um desafio para as unidades de saúde e profissionais envolvidos nos cuidados críticos de enfermagem.

Com o objetivo de debater mais amplamente o assunto e trocar experiências sobre o cuidado com os enfermos de longa permanência, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promove o ‘I Workshop de Cuidados com a Pele’, na instituição. O evento realizado nesta segunda (20) e terça-feira (21) conta com diversas palestras de profissionais de saúde, com temas que abrangem desde a legislação relacionada aos cuidados de lesões/feridas até anatomia e fisiologia da pele.

A iniciativa é uma idealização do setor de enfermagem da unidade. “O I Workshop de Cuidados da pele do HRAS vem para trazer informações das tecnologias de prevenção e tratamento no cuidado da pele, apresentação dos protocolos institucionais e fomentar o network. Hoje, temos um time exclusivo para cuidado da pele na instituição, assim garantimos a avaliação na admissão até sua alta. Esse momento fará parte do nosso cronograma anual das atividades da equipe multidisciplinar”, pontuou Renata Oliveira, diretora assistencial da instituição. 

Importância

O debate é relevante na assistência, quando observamos que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano em área de superfície e peso. Ela reveste todo o organismo e forma uma barreira protetora contra as agressões externas, aponta Pablo Pimenta, cirurgião plástico e um dos facilitadores do evento.

“É extremamente gratificante para mim e importante para o hospital a iniciativa da realização do Workshop de Cuidados com a Pele. É um grande passo na prevenção e no tratamento de uma doença tão frequente e que causa aumento de tanta morbidade e mortalidade. Não tenho dúvidas de que todos os profissionais devem sair mais preparados para lidar com essa questão de saúde pública. Acredito que esse modelo deveria servir de espelho para os demais hospitais do nosso estado”, parabenizou Pablo Pimenta.

O médico Paulo Henrique Ataíde, diretor técnico do HRAS também acrescenta que as alterações de temperatura ou da perfusão do tecido, a nutrição e a presença de comorbidade também são alguns dos desafios para manter os cuidados na hospitalização. “O Abelardo Santos já adota diversos protocolos para assegurar o cuidado com a pele dos nossos pacientes. É importante ressaltar que este evento vem enraizar, sobretudo, na enfermagem, esses cuidados, como a mudança constante de posição no leito, o uso de almofadas, a hidratação e a alimentação equilibrada, para evitar lesões e feridas nos usuários”, destacou Ataíde.  

Workshop

O evento também ocorre em alusão ao Dia do Enfermeiro Estomaterapeuta, comemorado no próximo dia 26. O profissional é importante em diversas situações e tratamentos médicos que se referem à pele. O especialista é voltado para assistência de pessoas com fístulas, tubos, cateteres, drenos, incontinências (anal e urinária) e feridas agudas e crônicas. 

Infraestrutura

A estrutura de internação hospitalar do HRAS conta com 340 leitos, sendo destes 250 clínicos e cirúrgicos e 90 leitos em Unidades de Terapia e Cuidados Intensivos (UTI e UCI). “Hoje temos pacientes que passam até meses na unidade sob os cuidados médicos. São pessoas que passaram por cirurgias, estão em reabilitação ou mesmo, investigando patologias. E neste período, muitos desafios são impostos aos nossos usuários", observou Marcos Silveira, diretor executivo do HRAS. 

Serviço: O HRAS é um Hospital Público, referência do Governo do Estado em alta complexidade. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto: Roberta Paraense/Ascom HRAS