Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

HGT passa a oferecer resultados de exames em formato on-line e preserva o meio ambiente

Telerradiologia permite visualização de imagem de exame pelo celular ou pelo computador, em um portal ou através de QR Code

Por Governo do Pará (SECOM)
20/06/2022 11h20

Usuário Elias Vasconcelos realiza exame de Raio-XCom o objetivo de impulsionar práticas de preservação do meio ambiente, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no nordeste paraense, implantou mais um projeto sustentável, dessa vez, envolvendo com as entregas virtuais dos resultados de exames e laudos em raio-X e mamografia.

A nova tecnologia, denominada de Telerradiologia, pode ser visualizada no telefone celular e no computador pelo portal: entrega.elevaportal.com/entrega ou através de QR Code, para isso não utilizando a folha de papel, e assim, preservando ainda mais o meio ambiente.

“Parece pouco, mas pequenas atitudes fazem grande diferença. Já imaginaram a quantidade de papel usado nas entregas de exames e laudos? E no impacto que isso causa ao planeta? Nesse contexto, soluções como a Telerradiologia contribuem ao eliminar o uso de papel e agiliza as informações com a tecnologia móvel”, explica o o líder de Atendimento do HGT, Aldo Vasconcelos.

Nova guia de entrega do resultado de exames permite visualização vitualDe acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o desperdício anual com papel no Brasil chega a 200 milhões de folhas, isto é, são 400 mil resmas, aproximadamente, representando 20 mil árvores retiradas do meio ambiente.

Ainda segundo a pasta, uma resma de papel consome 3,5 kg de gás carbônico (CO²), sendo um desperdício anual de CO² que chega a 1.400 toneladas. Vale ressaltar que a produção de uma resma de papel consome cerca de 50 a 60 árvores da espécie eucalipto, 100 mil litros de água e 5 mil Kw/h de energia elétrica.

De acordo com a perspectiva do profissional, é importante utilizar o recurso com consciência. “Em tempos modernos, o ideal é fazer uso de documentos de forma digital, evitando imprimir os papeis ao máximo e ajudando o meio ambiente a ficar mais limpo e menos poluído”, pontuou Vasconcelos.

Diante deste cenário e pensando na praticidade, o médico radiologista e coordenador da Tele, Mauro Carvalho, ressalta que a tecnologia facilita a vida dos usuários, após realizarem os exames. “Assim, eles não percorrem longas distâncias somente para buscar a imagem do resultado”, frisou.

Um dos contemplados com a nova assistência do HGT foi o assistente em Administração, Elias Vasconcelos, de 21 anos. “Agora ficou muito bom. Sem precisar sair de casa, nós iremos ter acesso aos resultados dos exames. Isso vai facilitar muito a vida de quem vem de longe apenas para buscar os resultados. De casa, através do celular, podemos baixar o arquivo e ir direto ao médico mostrar o resultado. Agradeço por essa iniciativa”, analisou o morador de Tailândia, que realizou exame periódico na unidade hospitalar. 

Nos primeiros cinco meses de 2022, no formato tradicional entregue em papel, foram realizados mais de 10 mil exames de Raios-X e cerca de 500 mamografias. Com a Telerradiologia, o HGT já entregou 474 resultados de Raios-X e cerca de 100 mamografias, tudo em três semanas do serviço à disposição dos usuários. 

Estrutura 

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

 Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT