Atividades de educação ambiental lideradas pela Emater e parceiros movimentam população de Monte Alegre
Palestras e plantio de mudas têm animado a quadra junina
A conjuntura é do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e da Semana do Meio Ambiente, a qual a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) organizou concomitantemente de 6 a 10 de junho em todos os 144 municípios. Assim, a população de Monte Alegre tem se envolvido cada vez mais com atividades e ações contínuas de educação ambiental, fortalecidas por uma parceria governamental multiinstitucional que data de 2021.
Só este mês, os projetos Monte Alegre Mais Verde, da Emater, e Arboriza Monte Alegre, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), encaminharam o plantio de 60 mudas de ipê (amarelo, branco e rosa), oiti, mangueira, mini-ipê, morcegueira e pau-preto, tanto na zona urbana, quanto na zona rural; com previsão de mais 100 mudas na próxima semana, no bairro Planalto, com o apoio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa).
Com mudas doadas por entidades diversas e produtores atendidos, o plantio na zona urbana realizou-se dentro de escolas e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran); já na zona rural, na Colônia Agrícola Nacional do Pará (Canp). As pessoas fizeram questão de, em modelo de mutirão, darem-se as mãos e colocar na terra.
“A proposta do plantio coletivo é sentimento comunitário, de que o meio ambiente é uma responsabilidade de todos em nível de Estado, de família, de indivíduo e até de espécie. Educação Ambiental é um compromisso do cidadão e do ser humano”, afirma o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Egnaldo Garcia.
Também no período, alunos da rede pública assistiram a palestras sobre temas como “Meio Ambiente Cotidiano”, ministradas por especialistas da Emater.
Bárbara Oliveira, de 15 anos, e Wellington Lemos, de 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Francisco Nobre de Almeida, no bairro Cidade Alta, elogiaram o “processo”. “Como cidadão, percebo a necessidade desse tipo de parceria, para que esse conhecimento chegue dentro das escolas”, avalia Wellington.“Acho importante. A temática nos fez refletir sobre a manutenção da vida no planeta Terra”, considera Bárbara.
Texto: Aline Miranda