Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado entrega Agência Transfusional em Mãe do Rio e expande serviços de atendimentos

É a nona agência entregue pelo governo do Pará, descentralizando a cobertura com procedimentos de transfusões, tipagem sanguínea, pesquisas, entre outros

Por Vera Rojas (HEMOPA)
17/06/2022 14h16

A 9ª Agência Transfusional (AT) entregue pelo governo do Estado nesta sexta-feira (17) em Mãe do Rio, no nordeste paraenseEsta sexta-feira (17), foi de comemoração na hemorrede estadual do Pará com a entrega da 9ª Agência Transfusional (AT) no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, que foi entregue pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra. A unidade funcionará dentro do Hospital Municipal Dr. Silas Freitas, com capacidade inicial de 50 atendimentos, entre transfusões, tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos irregulares e reserva cirúrgica. A ação objetiva  expandir a descentralização do atendimento transfusional na rede hospitalar estadual.

O governador do Pará, não escondeu a felicidade de inaugurar mais uma AT. “Estou feliz em estar aqui em Mãe do Rio, mais uma vez, hoje, entregando a Agência Transfusional do Hemopa para salvar mais vidas de pessoas do próprio município, de Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Capitação Poço, Irituia, São Miguel, fazendo com a população de toda essa microrregião do estado possa ter oferta sanguínea para salvar a vida de nossa gente”.

A Agência Transfusional (AT) de Mãe do Rio dispõe de modernos equipamentos para o atendimento à população, no nordeste paraenseA ação integra o projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. Desde 2019 foram entregues sete Agências Transfusionais, beneficiando usuários do Hospital Municipal de Uruará, Hospital Municipal de Jacareacanga, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Materno Infantil de Marabá, Hospital de Clínicas Gaspar Viana (em Belém), Hospital Regional Público de Itaituba, Hospital Geral de Altamira e Hospital Estadual Público Galileu.

Unidade tem capacidade inicial de 50 atendimentosPresente no evento, Paulo Bezerra agradece a entrega da nona AT pela atual gestão do Governo do Estado e fala da importância dos investimentos nas áreas da hemoterapia e hematologia. “É a melhoria do serviço atendendo a política de descentralização para levar o sangue mais perto daquelas comunidades que utilizam muito serviço aqui e nos municípios do entorno, agilizando o atendimento transfusional para salvar mais vidas ou para  melhorar a qualidade de vida de quem depende do sangue”.

A nova Agência Transfusional será abastecida pelo Hemocentro Regional de Castanhal. A unidade conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, centrífuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho-maria. 

O governador Helder Barbalho observa os equipamentos na nova Agência Transfusional em Mãe do RioEstrutura - O Hospital Municipal Dr Silas Freitas presta assistência de baixa complexidade com 59 leitos e tem relevante importância no sistema público municipal de saúde no atendimento de casos de Urgência/Emergência de pacientes do município ou resgatados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de garantir os serviços de Clinica Médica, Ambulatorial e Laboratorial, cirúrgica, obstétrica e eletivas entre elas, histerectomia, apendicectomia, cesarianas e colostomia.

Para a diretora Administrativa da unidade Hospitalar, Shirley Maclaine Souza Teixeira, o atendimento transfusional será realizado em pacientes internados e referenciados por outras unidades. Entre os vários benefícios do novo serviço de saúde, ela ressalta que “os pacientes não irão precisar deslocar-se para Castanhal, por exemplo, para o atendimento transfusional, gerando agilidade na prestação do serviço”.

A gestora destaca ainda que o  município de Mãe de Rio possui localização estratégica, entre duas rodovias, PA-252 e BR-010, com logística para atender e dar suporte a diversos municípios, entre eles,  Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, São Miguel do Guamá, Irituia, Capitão Poço e Paragominas. ‘Isso vai gilizar o tempo e reduzir o custo para esses municípios, devido a distância e a logística”.

SERVIÇO

O Hospital Municipal Dr. Silas Freitas, fica na rua Antônio Saraiva Rabelo. Mais informações:  (91) 98129.9326.