Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Na região do Caetés, Emater fortalece extensão rural com veículos e móveis e a produção familiar

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 21h12

O Governo do Pará, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa), entregou, nesta quarta-feira (15), em Capanema, no nordeste paraense, novos veículos para fortalecer as ações das equipes da ATER estadual de quatro municípios e novos móveis para equipar 16 escritórios da Empresa na região. Dentro do Programa Regulariza Pará, foram entregues Cadastros Ambientais Rurais (CAR), documento fundamental de regularização ambiental para famílias agricultoras de 15 municípios.

"É essa união que faz tudo dar certo no trabalho pelo nosso Estado. Hoje, a região do Caetés recebe vários benefícios como Cadastro Ambiental Rural (CAR) e veículos novos para os escritórios da Emater em Capanema, Peixe-Boi, Primavera e Viseu, para atendimento da produção rural", disse o chefe do Poder Executivo.

As quatro caminhonetes se destinam ao escritório regional de Capanema, e aos escritórios locais de Peixe-Boi, Viseu, e de Primavera, representando um investimento de R$ 800 mil para a melhoria da prestação de serviços nos municípios. "A gente está avançando cada vez mais para fortalecer o trabalho dos nossos técnicos, e nossa estimativa é, com mais veículo, possamos alcançar um incremento de 50% no atendimento dos escritórios", destacou o presidente da Emater, Rosival Possidônio.

Foi entregue ainda o mobiliário (mesas, cadeiras, armários) para equipar os escritórios da Emater  em 16 municípios da região nordeste paraense que integram o Escritório Regional de Capanema (Augusto Corrêa, Bragança, Bonito, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, São João de Pirabas, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo Tracuateua e Viseu). O investimento para a melhoria dos escritórios da Emater em todo o estado é do montante de R$ 2,2 milhões.

Os novos móveis irão contribuir para a melhoria da prestação de serviços especializados para 7.500 famílias agricultoras que desenvolvem atividades rurais com as cadeias produtivas da horticultura, extrativismo (coleta de caranguejo, camarão, açaí e de sementes oleaginosas), apicultura e meliponicultura, pecuária de corte e de leite, pesca artesanal, e com a agricultura (principalmente cultivo de mandioca e de feijão). 

Ao todo, em Augusto Corrêa, Bragança e Capanema, foram entregues 1.256 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) elaborados pela Emater do Pará e validados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), dentro do Programa Regulariza Pará, a famílias agricultoras de 15 municípios da região do Rio Caeté. O documento beneficia o público da agricultura familiar possibilitando, além da regularização ambiental de suas propriedades, o acesso a políticas públicas, como o crédito rural.

No primeiro quadrimestre de 2022, a Emater foi responsável pela elaboração de 2.429 Cadastros Ambientais Rurais  em todo o estado.

Texto: Paula Portilho (Ascom Emater)