Governo do Pará certifica 160 alunos do programa Qualifica Pará em Capanema
Mais 160 alunos de oito turmas do programa Qualifica Pará foram certificados em Capanema, durante agenda do Governo do Pará realizada na noite desta quarta-feira (15). Na ocasião, receberam certificados alunos dos cursos de Manutenção de Celular, Cabeleireiro, Habilidade em Salão de Beleza, Agente de Portaria Mecânica de Motocicleta, Chapista e Atendente de Lanchonete e Instalador Hidráulico.
“Hoje assinamos vários convênios de obras e de serviço com vários municípios. Aqui parabenizo os alunos do Qualifica Pará pela formatura e pela qualificação profissional”, reforçou o governador Helder Barbalho.
Com o intuito de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho, o programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado: são 1.452 turmas e 45 tipos de cursos integrantes do programa, que atenderão 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do "Qualifica Pará" está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“Uma oportunidade dada pelo governador para que as pessoas tenham a chance de se qualificar. Tem sido muito procurado, muito bem aceito. A maioria saiu jovem em busca de uma renda, da possibilidade da sustentação financeira das suas famílias. Ontem, foram três municípios na região do Rio Capim e hoje são mais 160 alunos certificados”, comentou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
Ymina Lobo Pereira foi aluna do curso de mecânica de motocicleta, reforça que o programa surge para dar oportunidade aos que buscam novas experiências no mercado de trabalho. “Como o mercado de trabalho exige a qualificação, o governo do Pará está propondo esses cursos pra gente aprender e está preparado para as exigências que agora estão pedindo na atualidade. A partir daqui eu penso em montar minha oficina e até mesmo vender peças, penso em um conjunto. Não é todo mundo que tem recurso pra pagar um curso, e nesse o governo da o transporte e a merenda, o que já é muito importante”.
Microcrédito
Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, para contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio, se houver interesse. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Equipes da Seaster têm ido até os municípios para dar orientações a respeito do cadastro e da organização das informações relacionadas ao crédito. A Secretaria conduz o processo de inscrição e realizada o cadastro no município. Já foram atendidos São Domingos do Capim, Concórdia, Barcarena e Capanema. Neste últimos, quarenta pessoas foram cadastradas e seis pessoas já serão contempladas.