Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Fapespa e Fapesp lançam edital de fortalecimento científico

Devem ser submetidas até o início de agosto propostas colaborativas coordenadas por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Pará e de São Paulo

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 11h39

Com o objetivo de fortalecer as redes de pesquisa, tecnologia e inovação entre os estados do Pará e São Paulo, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou um edital de cooperação científica, em parceria com a Fundação de Amparo a Estudos do Estado de São Paulo (Fapesp). Para essa chamada, o investimento total será de 2 milhões de reais, que irão apoiar pesquisadores no desenvolvimento de ideias e projetos inovadores em diversas áreas do conhecimento.

Segundo o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, as fundações de amparo à pesquisa desempenham um papel central no estímulo à produção científica nacional. “A união das Fundações de Amparo a Pesquisa permite essa junção de recursos financeiros e técnicos, como também cria a possibilidade de colaboração entre pesquisadores do país todo, em prol do fortalecimento da ciência como força motriz do desenvolvimento do Brasil.”, afirma.

Segundo o diretor-presidente do conselho administrativo da Fapesp, Carlos Pacheco, afirma que “A chamada 005/2022 é uma grande oportunidade de colaboração e investimento em temas de grande relevância socioeconômica para o país, como energia e saúde, além disso, pesquisas colaborativas entre diferentes unidades federativas geram mais impacto, melhores resultados e potencializam o conhecimento produzido.”, pontua.

No edital 005/2022, devem ser submetidas propostas colaborativas coordenadas por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Pará e de São Paulo. O valor máximo de apoio concedido para cada projeto é de até 150 mil reais, liberado em até duas parcelas anuais. Nesta chamada, serão aceitas submissões nas áreas de energia, mineração, infraestrutura logística, agronegócios, agricultura e alimentos, tecnologia da informação e comunicação, saúde, educação e segurança pública.

Segue abaixo o cronograma de atividades estabelecidas para a chamada:

Prazo para submissão de propostas - 05/08/2022

Divulgação de resultados - 05/12/2022

Para mais informações acesse: Chamada Nº 005/2022 – FAPESPA/FAPESP

Texto: Ascom Fapespa