Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E ECONOMIA

Estado entrega o novo Terminal Hidroviário de Santa Cruz do Arari

O equipamento hidroviário, que resulta de investimento de R$ 2 milhões, oferece estrutura para o transporte de passageiros e escoamento da produção local

Por Leonardo Nunes (SECOM)
10/06/2022 17h08

Governador Helder Barbalho durante a entrega de mais um equipamento que aprimora o transporte fluvial no MarajóO governador Helder Barbalho entregou na tarde desta sexta-feira (10) o novo do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do município de Santa Cruz do Arari, no Arquipélago do Marajó. Com investimento de R$ 2 milhões, o equipamento público tem capacidade para beneficiar diretamente 10 mil pessoas, em uma região que depende quase exclusivamente do transporte fluvial.

“Hoje retorno aqui para inaugurar o Terminal Hidroviário. Um local adequado para a atividade, com acessibilidade e estruturado para as pessoas que precisam navegar por toda essa região, ir para Belém e integrar o Marajó. Nesta região, os rios são as nossas ruas, e ter um terminal hidroviário significa ter um local adequado para saída, chegada e escoamento da produção”, ressaltou Helder Barbalho.

O terminal, que será administrado pela Prefeitura de Santa Cruz do Arari, proporciona mais conforto e segurança aos usuários, que antes utilizavam uma estrutura precária, como recordam os moradores. “Antes, a voadeira não chegava até aqui. Tínhamos que ir lá na ponte para embarcar e desembarcar. Muita gente caía no rio”, contou Roberta Lopes. “Ficou bom esse terminal. Vai facilitar. O primeiro trapiche era cruel”, acrescentou Ronilson Souza. “É uma obra que vai trazer muito desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou Júnior Prazeres.Traços marcantes da milenar cultura marajoara estão presentes no novo Terminal Hidroviário

O prefeito de Santa Cruz do Arari, Nicolau Pamplona, explicou que a nova infraestrutura é estratégica para o município. “Na realidade, não tínhamos um terminal. O que existia era um trapiche de madeira, que não era adequado para o desembarque de passageiros e carga”, ressaltou o gestor.

“Hoje, oferta mais qualidade de vida e conforto aos passageiros. Sem a parceria com o governo do Estado não conseguiríamos avançar. Há mais de 30 anos não recebíamos a visita de um governador. Acredito que o município vai ter outra cara”, complementou Nicolau Pamplona.

Reconstrução - A nova estrutura do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santa Cruz do Arari conta com cadeiras, banheiros, climatização, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão, bebedouro e lojas para venda de artesanato. Reconstruído dentro dos padrões estabelecidos pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o equipamento conta ainda com terminal específico de cargas. 

O Terminal também dispõe de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, sinalização interna, paisagismo e grafismo da cultura marajoara nos portões.