Programa Uepa Ambiental promove ação em prol da sustentabilidade
Iniciativa tem um plano de gestão integrado que gerencia e destina todos os tipos de resíduos gerados na Universidade
Com o objetivo de capacitar e conscientizar a comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Programa de Gestão Uepa Ambiental desenvolve projetos que envolvem ações no âmbito da educação sustentável. Institucionalizado em 2018, o programa conta com um plano de gestão integrado de resíduos sólidos, que gerencia e destina corretamente todos os tipos de resíduos gerados na Universidade, baseado nos eixos de sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Para o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, "a sustentabilidade na administração pública está sendo incentivada e ampliada em todo estado, tendo como referência os objetivos do desenvolvimento sustentável ODS/ONU. Especificamente em relação à Uepa, professor Capela informa além das atividades de pesquisa e extensão, "a Uepa vem integrando a sustentabilidade na gestão interna, através de projetos e ações, que contribuem na mudança de hábitos, uso racional dos recursos naturais, descarte consciente de 'lixo' e compras sustentáveis, contribuindo com a qualidade ambiental dentro e fora da universidade", afirmou.
Em sintonia com esses propósitos, o Uepa Ambiental iniciou hoje, 10, no auditório do Conselho Universitário (Consun) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a entrega de copos ecológicos de fibra de bambu e de canecas personalizadas aos servidores da instituição, para incentivo do projeto "Copo Descartável: Descarte essa ideia", organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis em todos os órgãos estaduais interessados.
O uso de copos ecológicos nas instituições públicas elimina a necessidade do uso de detritos descartáveis pelos servidores, bem como promove uma conscientização da comunidade acadêmica a utilizar os copos durante suas atividades.
Texto de Messias Azevedo (Ascom Uepa)