Alunos do Qualifica Pará transformam fachada de prédio com pintura
Programa qualifica cidadãos e prevê microcrédito voltado aos educandos, interessados em estruturar o primeiro negócio
Turma do curso de pintor de obras que pintou toda a fachada do prédio do Sine, em Castanhal“Os cursos do Qualifica Pará possuem uma suma importância porque ajudam o trabalhador a se qualificar e ingressar no mercado de trabalho, com qualidade no que vai exercer. O programa precisa ser constante, pois a população necessita de iniciativas iguais a esta". Foram com essas palavras que o Paulo Sérgio, aluno do curso de pintor de obras do Programa Qualifica Pará, descreveu a experiência proporcionada a ele durante os últimos meses. Ele e mais sete alunos da turma, no município de Castanhal, no nordeste paraense, transformaram com uma bonita pintura a fachada do prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), onde o curso foi ministrado.
Nova fachada azul do Sine, em CastanhalPaulo Sérgio tem 56 anos, e é radialista. Ele conta que fez o curso para aprimorar conhecimentos básicos, porém ao concluir percebeu que está pronto para exercer mais esta profissão. A experiência que tivemos a partir do Qualifica Pará trouxe para mim renovação de conhecimento e aquilo, que eu já sabia, melhorou muito. Hoje tenho condições de pegar uma obra, uma casa, deslanchar e fazer um trabalho de qualidade. O aprendizado foi muito bom, o professor nos instruiu e nos ensinou coisas que não aprendemos no dia a dia. Hoje eu quero galgar coisas muito maiores a partir da pintura”.
Em Tomé-Açu, os concluintes do Qualifica Pará pintaram de vermelho a fachada do prédio do cursoEm Tomé-Açu alunos do mesmo curso também tiveram a mesma experiência. Nancy Braga foi quem coordenou o curso e diz que a iniciativa partiu dos próprios alunos, que se reuniram para realizar a reforma.
“Foi muito gratificante poder ter participado deste curso e garantir que tudo ocorresse bem. O prédio em questão estava com a fachada bastante deteriorada, e partiu da turma a iniciativa em reformá-lo, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. O Qualifica Pará veio para mudar a realidade da população do interior do estado, dando esperança e maiores oportunidades de qualificação para jovens e adultos”, pontuou.
O programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, para contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. Desde março, data de lançamento do programa, mais de 6 mil pessoas já foram certificadas. Para saber mais acesse: www.seaster.pa.gov.br.
Com colaboração de Yuri Granha