Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Emater promove diálogo interinstitucional para celebrar Semana do Meio Ambiente

Por Governo do Pará (SECOM)
06/06/2022 21h22

Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido no domingo (5),  a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) reuniu representantes de órgãos ligados ao setor produtivo para um diálogo conjunto sobre a importância do avanço de ações em prol da conservação e uso racional dos recursos naturais e do desenvolvimento socioeconômico sustentável da produção rural paraense. A atividade ocorreu na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Usina de Paz -Nova União, em Marituba, na região Metropolitana de Belém.

O presidente da Emater, Rosival Possidônio, reafirmou o valor da cooperação entre instituições a nível municipal, estadual e federal para a execução de ações de preservação e recuperação ambiental e apontou resultados do trabalho do órgão no sul paraense. "É necessário que se continue trabalhando com a recuperação de áreas que foram degradadas, e neste sentido, a Emater tem uma importante atuação dentro do Territórios Sustentáveis, na região Sul do Pará", destacou Possidônio.

Dentro do Projeto Territórios  Sustentáveis, que faz parte do Programa Amazônia Agora, do Governo do Pará, atuam 20 técnicos da Emater desde agosto de 2020, no âmbito dos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã  e São Félix do Xingu.

Até maio de 2022, a Emater já cadastrou 937 famílias como beneficiárias no projeto, das quais 576 propriedades estão aptas ao  desenvolvimento produtivo para o período 2021/2022.

Dentro da execução de ações foram realizadas 2.127 visitas técnicas às propriedades; foram elaborados e retificados Cadastros Ambientais Rurais e retificados 707; foram assinados 505 termos de adesão ao projeto; foram aplicados 576 questionários  para o diagnóstico das propriedades e emitidas 189 declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Dap/Pronaf); e foram elaborados 61 Planos de Recuperação Ambiental (PRA)

A equipe técnica da Emater envolvida no trabalho passou por 11 capacitações para atuação no Territórios Sustentáveis, com abordagens como implantação de viveiros, práticas em restauração florestal, pecuária sustentável, Sistema de integração lavoura pecuária e floresta (ILPF) dentre outros.  

Também foi fruto do trabalho da Emater a viabilização de R$ 6.016.850, 49 por meio de projetos de financiamento junto aos agentes financeiros para os beneficiários do projeto, recursos destinados à implantação de sistemas agroflorestais, melhoramento genético e recuperação de pastagem, agricultura e piscicultura.

"O trabalho de quem vive da Agricultura Familiar em Marituba é um resgate da Prefeitura do município, e é importante saber que podemos contar com o apoio da Emater e outros órgãos para esse atendimento", afirmou o  secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura,  Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Yuri Bastos. 

Em Marituba, o escritório local da Emater assiste 150 famílias agricultoras que se dedicam a cadeia de hortifruticultura, da criação de pequenos animais, e do artesanato.

"Nós trabalhamos com a agricultura familiar há 22 anos, e sempre encontramos a Emater por onde passamos. Por meio do nosso trabalho de recuperação de áreas degradadas, estimamos que já foram plantadas mais de meio milhão de árvores. Não é fácil, mas é possível com união de todos", ressaltou Josiane Mattos, do Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora).

Durante o evento, a Emater fez a doação de mudas de essências florestais como forma de estimular a reflexão sobre o tema 'Uma só terra'. 

"Essa é uma temática importante e sempre atual, sobre a agropecuária sustentável e mudanças climáticas. A Emater sempre foi nossa parceira neste objetivo de conservação do meio ambiente", disse Maria Rosa Travassos, diretora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental).

Participaram ainda a gerente da UsiPaz Nova União, Kátia Santos; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Vicente Neto; e o engenheiro agrônomo Jorge Gibson, representante da Associação dos Servidores da Emater-PA.

O Dia do Meio Ambiente é celebrado mundialmente em 5 de Junho. A data foi instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, pela Organização das Nações Unidas (Onu), em 1972, para chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.  

Em consonância com esses objetivos, a Emater, há mais de cinco décadas presente nos 144 municípios paraenses, e como órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Pará, realiza atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente. Este ano, as ações da instituição vão até a próxima sexta-feira (10), em todo o Estado, em programação que abrange o escritório central e todos os escritórios locais que compõem os 12 escritórios regionais.