Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Hospital Ophir Loyola oferece capacitação a preceptores da residência multiprofissional 

O curso visa promover conhecimentos aos preceptores residentes em relação à aplicabilidade das metodologias ativas no ensino

Por Governo do Pará (SECOM)
06/06/2022 18h29

A Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e Cuidados Paliativos, em parceria com a Divisão de Educação Continuada, do Hospital Ophir Loyola (HOL), realizou na tarde desta segunda-feira (06) a primeira oficina de capacitação para preceptores da instituição. Ministrada pelo professor Manoel Gionovaldo Lourenço, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o evento tem como tema Metodologias Ativas, e aborda o “Qualifica Saúde”, programa do Governo do Pará.

O curso visa promover conhecimentos aos preceptores da residência multiprofissional, em relação à aplicabilidade das metodologias ativas no ensino, proporcionando reflexão acerca do papel de facilitador de conhecimentos para residentes e alunos nas atividades práticas desenvolvidas na instituição.As aulas são ministradas pelo professor Manoel Gionovaldo Lourenço, da Universidade do Estado do Pará

De acordo com o professor Manoel Lourenço, as metodologias ativas são um novo paradigma dentro dos cursos de pós-graduação. “Algumas das metodologias ativas, como o PBL (da sigla em inglês Problem Based Learning), trata do aprendizado baseado em um problema, no qual os profissionais são induzidos a estudar e buscar a solução. Há também o estudo de casos”, informou, ressaltando que independentemente do método adotado, a ênfase é na aprendizagem. “A questão de ensino e aprendizado é centrada no aluno, e não no professor”, reiterou.

Fortalecimento - O Programa Qualifica Saúde tem como objetivo estimular as atividades de pesquisa, ensino e extensão em residências médicas e programas equivalentes de especializações médicas, multiprofissionais e profissionais, qualificando os profissionais da área da saúde, a fim de fortalecer o atendimento de média e alta complexidade.

Fonoaudióloga Cláudia Martins, organizadora do cursoSegundo a organizadora do evento, Cláudia Martins, fonoaudióloga do HOL, o curso fortalece a equipe multiprofissional da instituição a partir do compartilhamento de conhecimentos das metodologias ativas da preceptoria com os residentes. "Os residentes têm todos os dias provas, estudo de caso e clínica, por isso o curso é importante para que o preceptor tenha habilidade para abrir a discussão do problema com conhecimentos técnicos, científicos e a convivência da prática”, concluiu a especialista.

Texto: Viviane Nogueira – Ascom/Hospital Ophir Loyola