Sectet anuncia início do pagamento da Bolsa Formação aos alunos do Pronatec
O incentivo financeiro estará disponível em agências do Banpará a partir do próximo dia 10 de junho
Estudantes do Pará que frequentam regularmente as aulas dos cursos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), receberão o valor de R$ 270,00, referentes à Bolsa Formação, a partir do próximo dia 10 de junho (sexta-feira). O anúncio foi feito durante o I Encontro Estadual do Pronatec, na nesta última sexta-feira (03), no Centro de Eventos Ismael Nery, no Centur.O anúncio do pagamento da Bolsa Formação ocorreu em solenidade realizada no auditório do CenturFoto: Divulgação
“Este é um momento histórico para o ensino técnico do Pará. O ensino médio não pode ser só o que prepara para o vestibular. O jovem tem o direito de querer um ensino médio técnico, que prepara para exercer uma determinada profissão”, enfatizou a titular da Sectet, Edilza Fontes, na abertura do evento, que contou com a presença de alunos, professores e diretores de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas). O Encontro teve transmissão ao vivo pela internet, com o objetivo de alcançar o público de todo o Estado.
Auxílio - Neste ano, a Sectet já ofertou mais de 3.300 vagas em cursos do Pronatec, nas modalidades técnica e de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 25 unidades de ensino de 18 municípios. A Bolsa Formação é concedida aos alunos como auxílio para transporte e alimentação, e corresponde a R$ 10,00 por dia de aula frequentada nos dias úteis letivos. O valor da Bolsa terá o desconto das faltas no mês subsequente ao do pagamento.
O coordenador de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, José Neto, explicou que este primeiro pagamento se refere a sete dias letivos do mês de abril, quando os cursos iniciaram, e 20 dias letivos do mês de maio, totalizando 27 dias. Os dias letivos variam a cada mês.
“Para ter acesso ao valor, o estudante deve se dirigir à agência do Banpará (Banco do Estado do Pará) mais próxima portando documento de identidade e CPF. Se for menor de idade, deve estar acompanhado pelo pai ou pela mãe. Tanto o aluno como o responsável devem levar os documentos. É só chegar ao caixa e solicitar a Bolsa”, informou José Neto.
Incentivo - A notícia da liberação do auxílio financeiro foi bem recebida pelos alunos presentes ao evento, que consideram a Bolsa um incentivo extra para continuar estudando. “Para mim, que tenho minha própria empresa, vai agregar bastante. O programa está sendo muito eficaz. Ter auxílio para estudar é uma ótima oportunidade”, disse Tainá Leão, estudante do curso de MEI (Microempreendedor Individual).
Secretária Edilza Fontes: fortalecer o ensino técnicoFoto: DivulgaçãoA secretária Edilza Fontes acrescentou que a Bolsa Formação fortalece o ensino técnico. “Nós queremos transformar nossas escolas técnicas em espaços de ciência, de inovação e oportunidades”, afirmou a titular da Sectet.
Para o segundo semestre serão ofertadas mais 5.250 vagas no Pronatec. O edital está previsto para ser divulgado em julho próximo. (Com a colaboração de Roberta Cartágenes).