Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA 21

Seduc estimula ações de educação ambiental nos espaços de aprendizagem

A iniciativa é essencial para a conscientização sobre a importância dos recursos naturais, principalmente no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
03/06/2022 16h02

Aprender a importância da redução dos danos ambientais é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e das suas unidades de ensino, estimula o estudo dessa área do conhecimento, proporcionando formação completa aos estudantes.

No próximo domingo (05) será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), devido à abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia. A data visa conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais do planeta.Aprendizado sobre os benefícios da alimentação saudável no ambiente escolar

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destaca que a educação ambiental é um saber que forma pessoas mais conscientes e preocupadas com o meio ambiente. “Dessa forma, ela incentiva o engajamento e a participação social, a fim de propor soluções sustentáveis aos variados problemas atuais”, frisa a titular da Seduc.

Regulamentada como metodologia educativa integrada, a educação ambiental nas escolas ocorre de maneira contínua e permanente, em todos os níveis e modalidades. O objetivo é oportunizar um processo de ensino-aprendizagem mais ecológico, que direcione a atenção e o envolvimento dos estudantes para questões relacionadas ao meio ambiente.Hortas nas escolas faz parte das ações pedagógicas de proteção do meio ambiente

Ações nas escolas - A Seduc, por meio da Caec, desenvolve e acompanha iniciativas ecossistêmicas realizadas em mais de 300 escolas da rede pública estadual, dentre elas ações de coleta seletiva, criação de hortas escolares, oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, feiras sustentáveis e palestras que tratam sobre o meio ambiente. 

Um desses espaços de aprendizagem é a Escola Estadual Prof. Joaquim Viana, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), que desde 2017 mantém uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida). O grupo é responsável por fomentar e dinamizar ações de educação ambiental, estimulando o protagonismo juvenil e desenvolvendo ações em consonância com as recomendações resultantes da Eco-92, por meio da implantação da Agenda 21 na escola.

Com o apoio de quase todos os alunos, a direção e o corpo docente já conseguiram implantar diversas ações, como o Projeto “Sabão Ecológico”, produzido com a reciclagem de óleo de cozinha usado, estabelecendo conexões pedagógicas de modo interdisciplinar. Todo o trabalho feito pelos estudantes é supervisionado pela professora Josiane Ribeiro, e visa evitar que substâncias nocivas sejam despejadas de maneira irregular no meio ambiente.A conscientização sobre a importância dos recursos naturais começa em sala de aula

Política pública - Os projetos e as ações de educação ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública estadual estão em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, com outras legislações ecossistêmicos e a Constituição Nacional, que no artigo 225 estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial qualidade de vida.

De acordo com a especialista em Educação Ambiental e Técnica da Caec, Emilly Silva, as iniciativas buscam proporcionar essa qualidade de vida prevista em lei aos estudantes e toda a comunidade escolar, para que todos possam cuidar de si, do outro e do ambiente onde estão inseridos. “O aluno passa a maior parte do seu tempo na escola. Nada melhor do que desenvolver a consciência ambiental no espaço de aprendizagem. Outro fator importante está nas relações interpessoais e na maneira como essa troca de experiência reflete na forma de tratar a natureza e a correta destinação dos resíduos sólidos. Portanto, todo esse cuidado com o meio ambiente faz parte do plano pedagógico que a Seduc busca colocar em prática em seus projetos e ações de educação ambiental”, destaca Emilly Silva.