Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ

Em Melgaço, Emater promoverá Feira da Agricultura Familiar semanalmente

Proposta é garantir maior visibilidade aos itens produzidos por agricultores familiares da região

Por Governo do Pará (SECOM)
03/06/2022 12h30

Como estratégia para oferecer maior visibilidade aos produtos gerados pelos pequenos produtores de Melgaço, na Ilha do Marajó, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater-Pa) passará a promover, aos sábados, a Feira da Agricultura Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. A estreia da feira ocorre na manhã deste sábado (4), com a participação de 15 expositores assistidos pela ATER pública estadual no município.        

De acordo com o engenheiro agrônomo José Nilton Pereira da Silva, que coordena a Emater em Melgaço, o evento tem como objetivo auxiliar os pequenos produtores a comercializarem diretamente ao público consumidor e de maneira organizada. “A proposta da feira surgiu da ideia de se ter um espaço para possibilitar a visibilidade destes produtores, pois no município não havia um local específico para a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, explicou o chefe do escritório local.

A Feira da Agricultura Familiar de Melgaço será realizada na área em frente ao prédio da Emater local, na avenida Senador Lemos, número 413, bairro Centro, no horário de 7h ao meio-dia. Na ação, serão comercializados camarão, pato vivo, farinha de tapioca e de mandioca, derivados da mandioca (goma e tucupi), limão, além de itens de artesanato.

No município marajoara, a equipe de assistência técnica e extensão rural atende aproximadamente 500 famílias agricultoras que se dedicam à cadeia do açaí (carro-chefe da produção local), da mandioca, da pesca artesanal, e ainda de coleta de sementes para confecção de peças artesanais, realizando, mensalmente, de 40 a 50 atendimentos por meio da difusão de conhecimentos de natureza técnica, econômica e social, para aumento da produção e produtividade agrícolas e a melhoria das condições de vida no meio rural, de acordo com as políticas de ação do Governo Estadual.  

Com o assessoramento da Emater, 30 famílias produtoras estão inseridas no Programa Alimenta Brasil (PAB) – antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - política pública destinada ao público da agricultura familiar, como forma de geração de renda.

 Texto: Paula Portilho/Ascom Emater