Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Com plantio de mudas nativas, HGT lança campanha de sustentabilidade

A proposta é realizar o plantio de mudas de árvores nativas conforme o número de bebês nascidos na unidade hospitalar

Por Governo do Pará (SECOM)
03/06/2022 09h25

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), juntamente com a sua Comissão de Sustentabilidade, em parceria com a empresa Belém Bioenergia e a Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), realizará a abertura do Projeto “Uma vida nascida, uma árvore plantada”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho. O evento será realizado na próxima quarta-feira (08) às 8h30, na Área de Proteção Ambiental (APA) Arco Verde, localizada na rodovia PA-150 e a Vicinal 13.

O projeto faz parte de uma iniciativa do HGT visando a promoção e a preservação do meio ambiente e educação ambiental, por meio do plantio de mudas de árvores nativas conforme o número de bebês nascidos na unidade hospitalar.

Nos primeiros cinco meses de 2022, foram realizados 560 partos, ou seja, serão plantadas 560 mudas no dia da abertura. A cada mês, de acordo com o número de crianças nascidas, será realizado o plantio na área degrada. O evento também vai oferecer aula prática aos alunos do curso Técnico em Agronomia, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA).

As ações de sustentabilidade e preservação da vida fazem parte do macro Projeto chamado “Guardião Azul”, de caráter socioambiental e educativo, que tem o objetivo de despertar a consciência ambiental, por meio de ações planejadas e direcionadas à realidade da saúde no Brasil, proposta pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que gerencia o HGT , em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Corrida Ambiental 

Semelhante a um jogo tradicional de tabuleiro, a “Corrida Ambiental” consiste em 65 passos sobre gestão sustentável, que envolverá seis hospitais públicos do Governo do Pará, administrados pelo INDSH: Hospital Regional Público dos Caetés, Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), HGT, Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), além do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidade.

Os temas abordados nas ações de implementação envolverão questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.

Estrutura

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Ascom HGT