Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Na Supernorte, Governo diz que setor supermercadista é um dos que mais gera emprego no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

O setor supermercadista é um dos que mais gera emprego no Pará”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Hildegardo Nunes, durante a abertura da 21a edição da Supernorte 2018, realizada no Hangar até a próxima sexta-feira, 12. O titular da Sedeme esteve representando o governador Simão Jatene e destacou a importância do evento para o setor e para a economia do Estado. A expectativa é ultrapassar a marca dos R$ 35 milhões em negócios e reunir cerca de 30 mil visitantes.

 

Realizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), a convenção também de fornecedores da região Norte tem como tema deste ano “A diversidade está aqui” e vem com o objetivo de apontar os supermercados como referência na diversidade de produtos e serviços ofertados em um mesmo ambiente. 

 

“Estamos incentivando expositores e clientes ao fechamento de contratos durante a feira e não mais apenas estreitar relacionamento. Pequenos empresários do interior vêm para aproveitar as oportunidades. Por isso, muitos expositores vão oferecer preços e prazos vantajosos para os pedidos assinados na SuperNorte”,  reforçou o presidente Jorge Portugal, que saudou representantes das associações de supermercados de todos os estados presentes e falou da programação da convenção. 

 

Jorge também destacou que, a cada ano, o evento é maior e atrai muito empresários do interior. “É um setor bem representativo, responsável por 6% do PIB do Estado. O Governo nos ajudou muito quando construiu esse Centro de Convenções, porque podemos realizar eventos maiores. E está crescendo a visitação daqui e de outros estados, principalmente pequenos negócios do interior. Tem município que a indústria não chega lá, aí ele participa, tem contato com fornecedor e começa a fazer negócios: Isso está fortalecendo ainda mais o setor nos municípios. Esse é o momento deles conseguirem fazer negócio”, analisou.  

 

Para Hildegardo, o evento mostra a força e o grau de amadurecimento do setor supermercadista. “Até porque o setor coloca o Pará em destaque no país, inclusive como um dos com infraestrutura mais bem aparelhada, e é ainda mais importante, particularmente nesse momento que vivemos essa situação difícil no país, onde o desemprego alcança patamares exorbitantes, que o Estado possa ter iniciativas que contribuam para a ativação dessa economia, que é um setor setor que emprega muita gente”, ressaltou.

 

O Governo do Estado acredita que, ao realizar o evento, a Aspas confronta o momento de crise econômica e mostra o quanto o Pará tem capacidade de superar isso. “Então aqui ficam os cumprimentos do Governo, mas principalmente a convocação para que esse segmento empresarial possa perseverar nos objetivos, crescer e gerar empregos cada vez mais pros paraenses”, concluiu o secretário.

 

Participaram da cerimônia também o  o secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha; e o delegado geral de Polícia Civil do Pará, Cláudio Galeno; e o diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon/PA), Moyses Bendahan, que assinou a renovação do termo do programa “De olho na validade” com a Aspas. “Esse é um importante momento, pois esse programa é uma forma do consumidor ser fiscal, então essa renovação é fundamental”, pontuou. 

 

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também vê a renovação e a qualificação do setor, e acredita que, por isso, consegue não somente sobreviver, mas evoluir diante de todos os desafios que o mercado apresenta.

“O evento reforça não a nível de estado a integração do setor, mas a sua integração a nível nacional. A cidade de Belém fica feliz de acolher o evento, e desejamos que o setor só se consolide cada vez mais”, afirmou. 

 

Supernorte 

 

Antes, gêneros alimentícios, de limpeza e higiene pessoal dominavam as ofertas aos consumidores. Hoje, produtos automotivos, brinquedos, peças e materiais de construção ganham cada vez mais espaço. Tendo à frente a Aspas e correalização das associações estaduais do Amapá, Maranhão, Amazonas e Roraima, a SuperNorte 2018 está com intensa programação, que privilegia a geração de conhecimento, negócios, qualificação profissional e o aprimoramento do trade supermercadista.

 

No pavilhão de exposições, estará montada a sempre concorrida Feira de Negócios, com mais de 250 marcas de produtos, serviços e tecnologias representadas entre os mais de 70 estandes confirmados. 

 

Programação 

 

A abertura do evento, nesta quinta, contou com palestra do jornalista Clóvis de Barros Filho, professor-doutor na área de ética da Escola de Comunicações e Artes da USP, consultor de grandes empresas e autor de mais de 15 obras, entre elas o best-seller "A vida que vale a pena ser vivida" e o recém-lançado “O poder da gentileza”. Em seguida, ocorreu a cerimônia de abertura da Supernorte com a presença de autoridades, empresários e executivos de indústrias e multinacionais, culminando com a inauguração da feira de negócios.

 

A Supernorte 2018 terá, ainda, palestras de André Ortiz, ex-vendedor de jornal em feiras, que hoje é um dos mais respeitados professores de Gestão de Vendas e Marketing de Serviços do MBA da FGV. O palestrante do último dia da Convenção é o jornalista da GloboNews, Gerson Camarotti, que vai falar sobre o panorama político e econômico do país. 

 

O funcionamento da feira será, todos os dias, de 18h até às 23h. 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 11 de outubro

16h – Palestra de André Ortiz, sucesso em vendas com motivação

 

Dia 12 de outubro

16h – Palestra de Gerson Camarotti, sobre o  cenário político e econômico