Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Gestão do HRPC implanta descartômetro e recomenda uso racional de medicamentos para a comunidade

Por Governo do Pará (SECOM)
31/05/2022 21h02

A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, implantou na Recepção da unidade, um descartômetro de medicamentos vencidos para uso compartilhado com usuários, acompanhantes, colaboradores e à comunidade que receberão informações sobre os benefícios do uso racional de medicamentos.

A ação de educação em saúde foi estimulada em alusão ao mês da conscientização sobre o uso racional de medicamentos, comemorado nacionalmente no dia 5 de maio, para alertar à população sobre os riscos da automedicação e da importância de seguir a Farmacoterapia prescrita, de acordo com a necessidade individual de cada paciente que faz adesão ao tratamento, a forma efetiva e segura para um resultado clínico mais eficaz.

O coordenador de Farmácia do HRPC, Márcio Tiago, repassou essas e outras orientações sobre os riscos uso excessivo de medicamentos e aproveitou a oportunidade para alguns alertas sobre a prática da  automedicação. “É muito importante esse tipo de ação junto à comunidade para entender um pouco sobre essa temática e tomar conhecimento sobre os muitos danos para a saúde. Sabemos que existe o uso de medicação sem prescrição médica e até o uso de medicamentos vencidos. Então, o hospital dos Caetés tem disponibilidade para esse tipo de esclarecimento”.

A gestão da unidade hospitalar, aproveitou a oportunidade para apresentar o Projeto Guardião Azul, que é de sustentabilidade e também faz referência aos medicamentos vencidos. Daí, a disponibilidade do descartômetro para a comunidade descartar os medicamentos vencidos. “Muitos medicamentos que são jogados no lixo comum, às vezes no solo, em descarga do vaso sanitário ou pia do banheiro, pode comprometer o meio ambiente”, concluiu o farmacêutico.

Aguardando atendimento no HRPC, a usuária Eliene do Socorro da Silva Lucena, 46, doméstica residente na cidade de Santa Luzia do Pará, distante cerca de 50 Km de Capanema, aprovou a iniciativa do hospital.  “Eu acho muito boa essa ação do hospital, pois incentiva a não jogar os remédios vencidos em qualquer lugar. Se todos tivessem essa atitude não tínhamos tanto lixo tóxico contaminando o meio ambiente”.

SERVIÇO - O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno - ASCOM/HRPC