Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Conceição do Araguaia sedia 1º Encontro Regional de Coordenadores de Saúde Bucal nesta quarta-feira (1º)

Por Roberta Vilanova (SESPA)
31/05/2022 19h51

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai realizar, nesta quarta-feira (1º), em Conceição do Araguaia, o 1º Encontro Regional de Coordenadores de Saúde Bucal da Região Araguaia, contando com participação de gestores e equipes de Saúde Bucal dos municípios abrangidos pelo 11º e 12º Centros Regionais de Saúde.

O objetivo é apresentar e de debater os principais temas relacionados com a Política de Saúde Bucal no Pará desenvolvido pela Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, informou que vai apresentar um balanço das principais ações na área de Saúde Bucal desenvolvidas pelo governo do Estado desde 2019. “Pretendíamos fazer muito mais, porém, com a pandemia de covid-19 precisamos nos reinventar. Mas, apesar disso, conseguimos avançar e vamos prestar contas de tudo o que foi realizado nesses três anos de gestão”, afirmou.

Alessandra Amaral vai destacar a implantação de Usinas da Paz (UsiPaz) que vem acontecendo nas diversas regiões do Pará. “Vamos mostrar como funciona e como a saúde bucal está inserida nesse programa e também no Programa Territórios da Paz (TerPaz), que, por meio das ações itinerantes tem levado consultórios odontológicos até as comunidades mais distantes da capital, melhorando o acesso da população a serviços odontológicos básicos e orientação, principalmente, para as crianças sobre a importância da higiene bucal com a utilização de escovódromos”, detalhou a coordenadora.

Outros destaques do Encontro serão a Oficina sobre o Previne Brasil que é o novo financiamento do Ministério da Saúde e o anúncio da implantação da referência no atendimento de pacientes com fissura labiopalatal nos municípios de Marabá e Santarém, assim como já há em Belém. “Como já acontece com área médica, também é fundamental a descentralização de serviços odontológicos de alta complexidade para assegurar atendimento especializado a esses pacientes, evitando que precisem ir até a capital paraense para isso”, ressaltou Alessandra Amaral.

Por fim, Alessandra Amaral, que o Encontro Regional também será a oportunidade de o governo do Estado, por meio da Sespa, ouvir as demandas dos gestores municipais da região do Araguaia. “Vamos juntos buscar as soluções para os principais problemas que enfrentam atualmente na região”, afirmou.

A Sespa espera a participação dos coordenadores de Saúde Bucal dos municípios de Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos doAraguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí, Curionópolis, Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Serviço: O 1º Encontro Regional de Coordenadores de Saúde Bucal da Região Araguaia será realizado no auditório da Uepa, na Av. Rio Araguaia S/N, Cruzeiro.