Gurupá recebe Unidade de Policiamento Integrado
A população do município de Gurupá recebeu, na manhã desta segunda (22), a Unidade Integrada de Policiamento Pro Paz (UIPP) do município. Um investimento de mais um milhão de reais que irá substituir a unidade de polícia que funcionava no mesmo prédio desde a década de 70. O secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes representou o Governador do Estado na inauguração. O evento contou também com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar Hilton Benigno e o delegado Sílvio Maués representando o Delegado Geral de Polícia Civil.
A nova UIPP dispõe de salas para direção, investigadores, registro de ocorrências, espera, cartório, sala de reconhecimento de suspeitos, comando da Polícia Militar e corporação, além de espaços para mediação de conflitos.
Luiz Fernades explicou que já foram construídas mais de 70 UIPPs em todo o Estado e que atendem a população não apenas no que diz respeito ao atendimento policial, como também o social. “É este o referencial dos conceito das Unidades Integradas de Policiamento”, comentou o secretário, que também anunciou a entrega de uma lancha nova para o policiamento fluvial nesta região.
O oleiro aposentado Milton Vieira, 60 anos, explica que há 15 anos mora em Gurupá e acompanhou o crescimento populacional que também levou a violência o município. “Aqui é uma cidade tranqüila, mas nos último tempos temos sofrido com a violência. No entanto, um policiamento como este que está sendo inaugurado traz mais segurança para a gente”, disse o aposentado.
No prédio da UIPP existe também alojamento integrado para policiais civis e militares com área de convivência e cozinha integrada. O local também conta com rampas de acessibilidade. A investigadora de polícia civil Janary Araújo, 35 anos, é baiana e foi aprovada no último concurso para a Polícia Civil do estado. Ela foi destacada inicialmente para o município de Gurupá e será uma das profissionais que trabalhará na nova UIPP. “Ser aprovada em um concurso público foi a realização de um sonho. Estou me sentindo acolhida pela população e com este novo ambiente de trabalho é muito melhor”, comentou a investigadora.
Para o vice-prefeito, Joãozinho Batista, o investimento significa sobretudo mais segurança para a população e valorização dos profissionais que atuam na segurança pública em Gurupá. “Quem ganha é sempre a população do município”, comentou.