Alunas do Programa Qualifica Pará são contratadas em Ananindeua
Estudantes recém-formadas foram chamadas para a fabricação de 400 bolsas que integrarão o kit-aluno, no município
O Qualifica Pará segue a sua missão de contribuir para o acesso da população ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, servindo de instrumento na geração de oportunidades para empreendedores locais. A turma de fabricação de bolsas e sandálias, ministrada no bairro Águas Brancas, em Ananindeua, é um exemplo de sucesso. Lá, 14 alunas recém-formadas foram contratadas para realizar a fabricação de 400 bolsas que integrarão o kit-aluno, materiais que são entregues aos estudantes que ingressarão no programa nos próximos meses.
O curso foi ministrado nas dependências da ONG Girassol, o que contribui na parceria e contratação das alunas. “Eu fiquei muito feliz em ter sido contratada. Eles me convidaram para este trabalho por ver a qualidade na forma como eu trabalho e isso é muito bom. Significa que eu escolhi bem o que quero aprender, o que quero trabalhar”, disse Elina dos Santos, 56 anos, uma das alunas que integram o grupo contratado para a fabricação das bolsas.
Ela ainda conta que já possui experiência como costureira, mas que o curso agregou novos saberes que agora vão impulsionar o seu negócio. “Com o curso do Qualifica Pará eu também vou poder pegar encomenda de bolsas, algo que eu não dominava e agora poderei agregar”, disse.
O programa dispõe de 45 tipos de cursos, que serão ofertados nos 144 municípios paraenses. A primeira etapa do programa atenderá 30 mil pessoas. Elina Santos é uma das contratadas em Ananindeua
“Nossa ONG tem 11 anos de atuação, voltada à capacitação da população do bairro e entorno, uma dedicação que tem tudo a ver com a missão do Qualifica Pará. Ficamos muito agradecidos e felizes por essa parceria com um programa que muda para melhor a vida da população nos 144 municípios do Estado, e claro que Ananindeua não podia ficar de fora. Com os impactos da pandemia, muitas dessas pessoas permaneceram com suas rendas muito comprometidas ou até mesmo, sem renda alguma. Agora essas mesmas pessoas estão sendo empregadas e ganhando seu dinheiro. Isso é extremamente importante“, reforçou o Coordenador Geral da ONG Girassol, Marcos Dimitri.
O programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. A coordenação do Qualifica Pará está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, para contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio, se houver interesse.
”É uma grande satisfação ver o trabalho feito por essas pessoas e viabilizado pelo Qualifica Pará, o resultado é magnífico. As bolsas que elas estão produzindo vão ser algumas das ferramentas para que novos alunos do programa concluam seus cursos com excelência, reafirmou o Diretor de Qualificação Profissional e Empreendedorismo da Seaster, Nazareno Santos.
*Com contribuição de Yuri Granha