Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Marajó encerra campanha nacional do Maio Amarelo, de prevenção de acidentes

Hospital aderiu ao incentivo à conscientização para um trânsito mais seguro e promoveu uma série de atividades para sensibilizar condutores e pedestres

Por Governo do Pará (SECOM)
30/05/2022 14h55

A equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, encerrou a campanha nacional do ‘’Maio Amarelo’’, que tem o intuito de  chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. No decorrer do mês, ações de educação em saúde foram realizadas com dinâmicas entre perguntas e respostas relacionadas à segurança no trânsito, distribuição de material educativo, entrega de brindes, além de orientações sobre melhoras no comportamento no trânsito. A iniciativa foi promovida pela Comissão Interna Prevenção de Acidente (Cipa), e envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes do hospital.

Com oferta de média e alta complexidade, o HRPM oferece várias especialidades aos seus usuários, entre elas, ortopedia. Daí, a responsabilidade de levar informações para prevenção e redução acidentes e mortes no trânsito. Nas ações realizadas não faltaram informações para condutores de veículos, pedestres e até para o acesso de veículos na área do estacionamento do hospital. A campanha deste ano se enctrou no tema “Juntos Salvamos Vidas” e trouxe a proposta de união para um trânsito mais seguro.

"Muito se fala sobre educação no trânsito, mas importante que saber, é pôr em prática. Temos muitos exemplos em nossa realidade de pessoas que têm conhecimento sobre a prevenção, porém não aplicam no seu cotidiano. O simples ato de usar capacete, por exemplo, pode salvar vidas’’, alertou a enfermeira do HRPM, e membro da Cipa, Deise Patrícia.

A técnica de Enfermagem, Claudiane dos Santos Oliveira, 31 anos, reside na cidade de Curralinho-PA, sofreu um acidente de moto no dia 12 deste mês, quando estava chegando em seu local de trabalho. O incidente causou a fratura do fêmur e do joelho.

"Eu vinha chegando no meu trabalho de moto táxi, era por volta das 18h, e vinha um rapaz aparentemente embriagado e em alta velocidade, e bateu de cheio na moto que gente estava, eu cai com uma aproximação de mais ou menos uns 3 metros, onde fraturei o fêmur esquerdo e o joelho. No dia seguinte, fui encaminhada aqui pro Regional, onde foi realizada uma cirurgia de emergência, estava com fratura exposta’’, a usuária ainda relata que o incidente trouxe diversos prejuízos pra ela, e para família. ‘’Sou mãe dois filhos, onde no momento não estou presente com eles, além de ter ficada afastada do meu trabalho. Hoje a minha mãe está aqui comigo me acompanhando, então foi muito difícil. Acabei tendo um acidente por irresponsabilidade de outra pessoa’’, disse a usuária que segue tratamento no HRPM.

Dados

De janeiro a abril deste ano, a equipe multiprofissional do HRPM registrou 669 cirurgias, 83.249 exames, 830 transfusões de sangue e 138 cirurgia ortopédica.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto de Lucas Brilhante (Ascom HRPM)