Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

TerSaúde leva serviços de saúde para o bairro da Guanabara, em Ananindeua

Por Governo do Pará (SECOM)
29/05/2022 14h31

Na manhã do sábado (28), o Projeto TerSaúde realizou cerca de 700 atendimentos na na Escola Estadual Ramiro Olavo Ribeiro de Castro, no bairro da Guanabara em Ananindeua. Trinta profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram no bairro oferecendo diversos serviços de saúde para a população presente.

O Projeto TerSaúde é responsável pelos atendimentos de saúde dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). As ações do TerSaúde ocorrem todos os finais de semana em diversas localidades da Região Metropolitana de Belém.

Na edição de hoje, o TerSaúde levou para a Guanabara atendimentos clínicos com encaminhamento para exames e tratamento especializado, palestras sobre nutrição, saúde bucal, saúde da mulher e saúde no trânsito (em referência ao Maio Amarelo, dedicado ao tema), foram aplicadas vacinas contra Covid-19, HPV, imunização tríplice viral e distribuição de kits de higiene bucal. Também foram realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Além dos atendimentos no local, a equipe também realizou registro para o recebimento de cadeiras de rodas e cadeiras para auxílio no banho, órteses e passes livres para as pessoas presentes que possuem direito aos benefícios.

Maria Regina Cunha, integrante da Coordenação de Ações nos Territórios da Sespa, avaliou positivamente a ação deste sábado: “As pessoas saíram muito satisfeitas e nos agradecendo pela oferta destes serviços. É para ver essa alegria nos bairros que promovemos essa descentralização de atendimentos, ficamos felizes com mais essa programação itinerante”, afirmou.

Já a coordenadora da Sespa no TerPaz Alessandra Amaral falou sobre as futuras ações: “Não vamos parar, temos vários projetos de saúde itinerante que vem rodando o estado inteiro, não só a região metropolitana de Belém. Vamos levar saúde onde o povo estiver”, declarou.

 Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)