Obras de reconstrução da URE Demétrio Medrado avançam em Belém

Novo prédio garantirá maior acessibilidade, trazendo melhor qualidade de vida, no atendimento e na oferta de serviços

27/05/2022 10h00 - Atualizada em 27/05/2022 16h05

Há 40 anos sem receber intervenções na estrutura física, as obras de reconstrução da Unidade de Referência Especializada (URE) Demétrio Medrado, em Belém, nos blocos 2 e 3, já foram concluídas em mais de 30%. Orçados em R$ 1,7 milhão, os serviços são executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) e empresa contratada.

“Nosso objetivo é entregar instalações modernas e melhorar a acessibilidade dos usuários do SUS que buscam os serviços de reabilitação física e pessoas com deficiência que precisam de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para melhorar a sua qualidade de vida”, pontua Romulo Rodovalho, titular da Sespa. 

O chefe da URE Demétrio Medrado, Mário Bessa, conta que essa obra é um sonho antigo de gestores, servidores e pacientes atendidos na unidade.

Chefe da URE Demétrio Medrado, Mário Bessa“A falta de acessibilidade em alguns os espaços era uma reclamação constante dos pacientes que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção, por isso, essa obra é tão fundamental. Somos referência em reabilitação e agora também na disponibilização de cateteres para os cadeirantes. Essa obra trará melhorias na qualidade de vida, no atendimento e de todos os nossos serviços”, diz. 

Reconstrução predial
A execução dos serviços, que começou no final de fevereiro deste ano, estão dentro do cronograma previsto. Atualmente, os trabalhos estão focados nos blocos 2 (Neuropediatria) e 3 (Fisioterapia). São cerca de 15 funcionários envolvidos na reconstrução. 

“Esses blocos passam por uma reconstrução geral, com retirada de telhado, piso, esquadrias e reboco das paredes. Os referidos blocos já estão recebendo novo telhado, foram refeitas as instalações elétricas, hidráulicas, instalação de ar-condicionado e contrapiso. Tudo conforme as normas estabelecidas, totalmente adaptado ao público que atende”, detalhou o engenheiro civil da Sespa, Mayco Santos, responsável pela obra.

O bloco 1, onde funciona a área administrativa, em geral, assim como os serviços de acolhimento, arquivo, serviço social e farmácia; e a fachada do prédio serão também reconstruídos em uma segunda etapa. O bloco 1 ainda está sendo utilizado para alguns atendimentos, os demais atendimentos foram deslocados para a UBS Pedreira.

Sobre a Unidade

Com equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais, a unidade é especializada no acompanhamento da reabilitação de pacientes com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas, amputações e tratamento de crianças de 3 a 12 anos portadoras de paralisia, má formação congênita, entre outros casos. 

A unidade está localizada na Av. Doutor Freitas, 235, bairro da Sacramenta, entre Av. Pedro Álvares Cabral e Av. Senador Lemos.

Por Giovanna Abreu (SECOM)