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Ophir Loyola recebe equipe do Sírio-Libanês e celebra avanço no Projeto Lean

Hospital é o primeiro da região Norte a avançar para a segunda fase do plano que otimiza tempo, recursos e prioriza a sustentabilidade

Por Governo do Pará (SECOM)
26/05/2022 10h29

O Hospital Ophir Loyola (HOL) recebeu, na última terça-feira (24), a visita de representantes do Sírio-Libanês (HSL), que anunciaram a chegada do Ciclo 2, do Projeto "Transformação Lean Nas Emergências", à casa de saúde paraense. Os primeiros cumprimentos foram dados durante reunião com a diretora-geral do HOL, Ivete Vaz. Após o encontro, a visita técnica aos setores da instituição foi realizada com a presença da médica Ana Paula Borges, superintendente do Instituto de Oncologia, e da enfermeira oncológica e gerente do Lean no HOL, Samanta Pantoja.

Em 2021, o HOL obteve o terceiro melhor desempenho dentre as 23 instituições adeptas ao "Lean nas Emergências". O sucesso da primeira fase subsidiou o avanço para o Ciclo 2. Apenas cinco instituições em todo o país registraram o mesmo feito, sendo o Ophir Loyola o único hospital da região Norte a progredir para a nova fase.

Responsável por reorganizar fluxos, aplicar protocolos e melhorar o atendimento em unidades de saúde brasileiras, o Lean foi implementado no HOL em 2019. A integração e o compromisso dos servidores com a metodologia viabilizou a vinda da equipe do HSL, que discutiu, junto aos anfitriões, a implementação da nova etapa do projeto. O objetivo agora é desenvolver e avaliar o uso das ferramentas em novos ambientes da instituição.

“A notícia de que avançamos para a fase dois é recebida como uma grande premiação. É um reconhecimento para os pacientes e para os colaboradores, porque a metodologia Lean funciona. Independente da estrutura, a melhora nos fluxos e processos traz qualidade de trabalho para a equipe e, consequentemente, uma assistência segura para o paciente”, relatou Samanta.

Representando o HSL, o coordenador geral de projetos, Nicolas Marcelino, bem como o médico consultor, Marcello Pedreira, e a especialista em processos, Jackeline Carvalho, destacaram os avanços obtidos na Unidade de Atendimento Imediato (UAI). “A gente veio aqui para agradecer, pois o protagonismo é de todos. Desde a implementação do Lean, em 2019, notamos muitos avanços no hospital. Mudanças significativas ocorreram nos últimos anos e o empenho da equipe gerou esse resultado: a chegada da fase dois”, ressaltou Marcelino.

Sobre o Projeto 

O "Lean nas Emergências" atua com padronizações intra-hospitalares que reduzem o tempo médio de permanência do usuário, por exemplo. Pediatra emergencista do Sírio-Libanês, Marcello Pedreira destaca que a dedicação da gestão e dos servidores do HOL mostrou-se essencial para o desenvolvimento e aplicação dos novos fluxos.

“A equipe do Ophir Loyola fez um trabalho excelente e ficamos muito contentes com o engajamento e a motivação de todos pela cultura Lean, que segue firme com a implementação do Ciclo 02 neste hospital”, afirmou.

O Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), executada pelo HSL, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo da aplicação da metodologia é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de unidades públicas e filantrópicas. Reconhecido pela fácil aplicabilidade e baixo custo de implementação, a ferramenta racionaliza recursos e otimiza espaços e insumos. 

Os resultados obtidos na UAI do Ophir Loyola contribuíram para a extensão da metodologia nos centros cirúrgicos e unidades de internação. Para o diretor clínico HOL, João de Deus, a iniciativa representou um divisor de águas para a instituição. “O projeto veio nos ajudar e estamos muito felizes por termos sido agraciados com a fase dois. A melhoria dos serviços é resultado de uma gestão eficiente e humanizada. A ampliação desse método no Ophir impacta positivamente o sistema, pois representa o melhor aproveitamento do tempo e a valorização do serviço, do servidor e, principalmente, do nosso usuário”, afirmou o médico, que também é o diretor do Lean no HOL.

No Lean, visitas, orientações, qualificações e treinamentos são voltados para melhorias no sistema, garantindo eficiência nos processos. Com a implementação do Ciclo 2, a instituição seguirá atenta para a manutenção e controle da Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência (NEDOCS, da sigla em inglês). A nova aplicabilidade defende melhorias nos parâmetros que mensuram a performance e planejamento cirúrgico, avaliando fatores que vão desde o agendamento até a capacidade hospitalar.

A visita técnica inaugurou um breve mapeamento de todos os processos existentes no hospital. Contudo, somente após a realização do Diagnóstico de Desempenho Operacional (DDO) e de mais visitas, haverá a capacitação de profissionais chamados de multiplicadores, que serão responsáveis pelo avanço do plano operacional nos setores. A qualificação em Gestão Avançada em Serviços Hospitalares (GASH) ocorrerá no próximo mês de junho, em São Paulo. 

Além de reduzir o tempo médio de permanência em enfermarias e UTIs, a nova fase também preza pela otimização da eficiência do centro cirúrgico. Sustentabilidade vivenciada pela equipe do HOL desde a primeira fase, aplicada na UAI.

“A metodologia consegue fazer transformações imediatas, com resultados satisfatórios em um breve espaço de tempo. Compreendemos que processos são pessoas e, se as pessoas abraçam o projeto e mudam o fluxo, conseguimos obter resultados que superam quaisquer expectativas”, afirmou Samanta.

As instituições participantes do "Lean nas Emergências" são escolhidas pelo MS junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Todas são acompanhadas por médicos consultores e especialistas em processo. 

Nesta fase de implementação, profissionais do HSL realizam visitas quinzenais para capacitar e acompanhar, presencial e remotamente, as equipes enquanto executam ações de melhoria. Essas articulações são importantes para que os fluxos dos setores sejam redesenhados a fim de agilizar processos. Planejamento e execução que resultam em servidores mais comprometidos, ágeis, com foco na valorização dos usuários e na garantia da assistência eficiente.

“Com a visita técnica, conhecemos a estrutura da instituição e compreendemos como estão os processos implementados neste período de dois anos. Ainda ocorrerá outra visita com consultores para diagnóstico, com levantamento de dados. Somente após essas impressões é que ponderamos a sustentabilidade do projeto. O relatório direciona as nossas ações”, afirmou Jackeline.

No HOL, o Lean é dirigido pelo dr. João de Deus e gerenciado pela enfermeira oncológica Samanta Pantoja. A administração e a apresentação dos indicadores é de responsabilidade do técnico Walace dos Santos.

Texto: Ellyson Ramos/Ascom Hospital Ophir Loyola