Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERTAME

Estudantes de três municípios concorrem a vagas do "Forma Pará" neste domingo (29)

Candidatos concorrem a vagas nos cursos de Tecnologia em Agroecologia, Bacharelado em Agronomia, e Engenharia de Pesca, em Breu Branco

Por Fernanda Graim (SECTET)
26/05/2022 09h00

No próximo domingo (29) será realizada a prova do processo seletivo especial que irá preencher mais 150 vagas de cursos de nível superior em três municípios do estado por meio da chamada 2022 do "Forma Pará". Programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o "Forma Pará" conta com a parceria das Prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) para ser realizado.

Desta vez, os candidatos concorrem às vagas nos cursos que serão executados pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Os cursos ofertados são Tecnologia em Agroecologia, em Moju; Bacharelado em Agronomia, em Santa Maria das Barreiras; e Engenharia de Pesca, em Breu Branco. Cada um deles com 50 vagas.

A prova de conhecimentos (parte objetiva) será composta de 35 questões, de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, para que o candidato escolha apenas uma delas. O exame será constituído de quatro questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Já a prova de redação em Língua Portuguesa valerá 10 pontos e consistirá na elaboração de texto em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta. 

De acordo com o edital publicado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do processo, candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município/distrito em que o curso está sendo ofertado, ou que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, terá um bônus de 10% na nota da prova objetiva. A data prevista para divulgação do resultado definitivo é 24 de junho.

Outras instituições

O processo seletivo da chamada 2022 do "Forma Pará" foi dividido em três etapas. No dia 1º de maio, estudantes de 24 municípios também realizaram a prova do processo seletivo especial que visa preencher 1.210 vagas ofertadas pelo programa. Na ocasião, as vagas eram referentes aos cursos serem executados por outras quatro IES públicas. Pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), foram ofertadas 400 vagas nos cursos de Bacharelado em Fisioterapia, em Conceição do Araguaia; Bacharelado em Enfermagem, em Bom Jesus do Tocantins, em  Rio Maria, em São Sebastião da Boa Vista e em Bragança; Licenciatura em Pedagogia em Marituba e em Santo Antônio do Tauá; Licenciatura em Letras – Libras, em Marituba. Cada um deles com 50 vagas.

Por meio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), foram ofertadas 500 vagas nos seguintes cursos e municípios, sendo 50 vagas em cada: Agronomia em Jacundá, Baião, Augusto Correa, Igarapé Açu, Xinguara, Limoeiro do Ajuru e Santana do Araguaia; Engenharia Florestal em Pacajá; Zootecnia em Vitória do Xingu; e Medicina Veterinária em Portel.

Já pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a chamada 2022 do Forma Pará ofertou 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura  e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas). E pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foram 100 vagas com 50 alunos em cada turma do curso de Direito, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos. O resultado definitivo deste processo está previsto para sair no dia 7 de junho.

Já no dia 15 de junho, ocorreu a prova do processo seletivo dos cursos que serão ministrados pela Universidade do Federal do Pará (UFPA), que são: Sistema de Informação, em Oeiras do Pará (30 vagas); Geoprocessamento, no distrito de Outeiro (40 vagas); História, em Curralinho (40 vagas); Letras – Língua Inglesa, em Viseu (40 vagas); e Agronomia, em Pacajá (40 vagas). Neste caso, o resultado definitivo deve sair no dia 10 de junho.

"Forma Pará" em todo o estado

Em evento realizado no dia 7 de março, o governador Helder Barbalho anunciou a ampliação do programa "Forma Pará" a todos os municípios paraenses. A previsão é que ainda neste semestre sejam publicados editais com oferta de vagas em cerca de 80 municípios, o que significa a universalização do Programa no estado, contando com os municípios já contemplados nas chamadas dos anos de 2019 a 2022.

Em outubro do ano passado, o "Forma Pará" virou lei, o que permite a sua continuidade ao longo dos anos. Além disso, o Programa agora está apto a ofertar cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).