Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Desfile Cívico tem pela primeira vez na história uma mulher no comando

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, foi a Força Armada coordenadora do Desfile Cívico de 2018, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7 de Setembro, na Avenida Presidente Vargas.

Este ano, o evento entrou para a História. Pela primeira vez, o Comando-Geral do desfile foi realizado por uma mulher, a Capitão de Mar e Guerra do Quadro da Saúde, Ana Beatriz de Alcântara, que desfilou à frente de 449 militares. “Foi uma honra ser designada e estar representando a Marinha do Brasil, que foi pioneira no ingresso de mulheres nas Forças Armadas, há 38 anos. O primeiro passo foi lá e, hoje, estou aqui”, destacou a capitão.

“Esse fato histórico em muito nos orgulha. Pela primeira vez, uma mulher assume o comando do Desfile Cívico, provando que não existe diferença nas Forças Armadas entre homens e mulheres”, disse o vice-almirante comandante do 4º Distrito Naval, Edervaldo Teixeira.

O Desfile Cívico desta sexta-feira comemora os 196 anos da Independência do Brasil e reuniu mais de 4 mil homens e mulheres das tropas federais, estaduais, municipais e grupamentos não institucionais.

Este ano, o evento reuniu 22 instituições com 4.445 pessoas envolvidas, entre civis e militares. Um grande número de pessoas assistiu ao desfile, com destaque para crianças com bandeiras do Brasil nas mãos e idosos que viam ali a chance de resgatar o patriotismo. “Vim ver esse desfile depois de 10 anos. Estava sentindo falta desse clima. O brasileiro precisa voltar a se empolgar com a nossa pátria”, disse a aposentada Raimunda Nunes, 81 anos.

Exército

Pelo Exército Brasileiro, participaram mais de 1.000 militares e 40 viaturas, divididos em 24 grupamentos. “É muito gratificante ver a avenida tomada pela população. É disso que o Brasil precisa nesse momento, pensar na sua pátria, no seu ovo. É um dia especial para todos nós”, pontuou o general Paulo Sérgio Oliveira, comandante militar do Norte.

A Força Aérea Brasileira (FAB) desfilou em Belém com cerca de 700 militares, homens e mulheres pertencentes às Unidades Militares situadas na capital paraense.

A FAB foi a terceira Força Armada a entrar na avenida com 10 grupamentos, de 13 organizações militares, sendo 2 esquadrões aéreos que realizam missões de transporte, busca e salvamento, patrulha das áreas marítimas, evacuação aeromédica e apoio às comunidades indígenas e às populações ribeirinhas da Amazônia.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Pará participou do desfile com 575 integrantes. Foram 41 viaturas com 66 policiais em 18 linhas e 485 militares a pé, divididos em: Banda de Música, Academia de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Choque, Batalhão de Polícia Penitenciária, Comando de Policiamento Ambiental, Companhia Fluvial, Companhia de Policiamento Escolar, Companhia de Policia Turística, Corpo Militar de Saúde, Companhia Operações Especiais e Companhia de Policiamento com Cães.

“É sempre muito impactante participar deste dia, passar em revista a tropa e ter esse contato mais próximo com a população, especialmente com as crianças. Passa um filme na cabeça, e me vejo, ainda criança, prestigiando este momento”, disse o comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Hilton Benigno, que esteve representando o governador do Estado, Simão Jatene.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) participou do tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro com 271 bombeiros e pelotão motorizado com 48 viaturas operacionais da corporação.

Também participaram do desfile os alunos do Programa Escola da Vida e a Banda do CBM. O pelotão motorizado foi composto pelas viaturas Auto Bomba Tanque, Auto Tanque, Auto Tanque Pipa, Auto Busca e Salvamento, Auto Plataforma Mecânica, Auto Rápido, Moto Aquática, Moto de Apoio, Moto de Incêndio, Unidade Resgate, Lanchas de Resgate, Jeep Marruá e Jeep Troller.

“O 7 de Setembro expressa o civismo não só para nós, militares, mas para toda a sociedade brasileira. Aqui podemos viver o que temos de melhor, cultuando a pátria e seus símbolos”, enfatizou o coronel Zanelli, comandante do Coro de Bombeiros Militar do Pará.

Polícia Civil

A Polícia Civil contou com 16 Policiais Civis embarcados em 4  (quatro) viaturas do Grupo de Pronto Emprego (GPE), que é o grupamento tático operacional da Polícia Civil. Centro de Perícias Renato Chaves, Detran e Guarda Municipal de Belém também participaram do desfile com as viaturas que ajudam a compor o trabalho das instituições.

“Esta é uma data de extrema importância, que neste ano coincide com a proximidade das eleições nas quais vamos escolher o nosso futuro presidente. Neste momento de transição política na qual o país atravessa, espero que tudo ocorra em sua perfeita normalidade, marcando mais uma festa da democracia”, destacou o secretário adjunto operacional da Segup, coronel André Cunha.

Exposição

Uma novidade no evento deste ano foi a exposição de materiais militares na Praça da República, durante o período da manhã. Além disso, de 8 às 17h esteve disponível para visitação pública o Navio Auxiliar “Pará”, que atracou no Cais da Escadinha, próximo à Estação das Docas.