Simão Jatene discute intercâmbio com vice-governador da Província de Yamagata
O intercâmbio de conhecimento e as relações comerciais e culturais entre Pará e Japão foram alguns dos temas discutidos durante o encontro entre o governador Simão Jatene e o vice-governador da Província de Yamagata, no norte do Japão, Masatoshi Wakamatsu. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), no Palácio do Governo, em Belém.
Com a visita, o representante japonês quer estreitar as relações com o Estado, fortalecer as parcerias já existentes e fomentar trocas de experiências em setores estratégicos, como educação e tecnologia.
“Nossa província já concedeu bolsas para estudantes paraenses na área de saúde em um intercâmbio muito produtivo. Nossa intenção é ampliar esta parceria para além da medicina, visando áreas como a tecnologia”, informou Masatoshi Wakamatsu.
O governador Simão Jatene destacou o trabalho desenvolvido no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém. “Esse é um espaço muito importante no Estado de produção de conhecimento, que pode ser utilizado no estreitamento das relações entre o Pará e a província”, afirmou.
O governador convidou a comitiva para conhecer as pesquisas desenvolvidas e potencialidades relacionadas à biodiversidade amazônica. A visita será nesta sexta-feira (19). “Esses intercâmbios são produtivos, principalmente por levarem em consideração coisas que podem nos complementar. As oportunidades de investimentos surgirão a partir dessa troca de conhecimento, inclusive com a vinda de representantes da província para o nosso Estado”, complementou Simão Jatene.
Comemoração - A comitiva está no Brasil para participar da cerimônia alusiva aos 65 anos de fundação da Associação de Imigrantes e Descendentes de Yamagata no Brasil, em São Paulo (SP). O grupo aproveitou a oportunidade para visitar o Pará, que também abriga muitos imigrantes da província. A programação em Belém inclui ainda a participação em eventos da comunidade japonesa e visita a pontos turísticos, como Ver-o-Peso e Mangal das Garças.
Também participaram da reunião o cônsul principal do Japão em Belém, Keiji Hamada; o presidente da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira, Yuji Ikuta; o chefe de Escritório de Intercâmbio Internacional da província, Masakazu Suzuki; o diretor de Escritório de Intercâmbio Internacional, Yakahumi Goto; o chefe do Departamento de Assuntos Gerais, Nobuhiro Kimura; o vice-diretor de Assuntos Gerais, Takashi Furuse; o chefe de Polícia da província de Yamagata, Kosako Ono, e a coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Steiner Chermont.