Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCERRAMENTO

Barcarena conquista Troféu Eficiência na regional Baixo Tocantins do Joapa

Disputas da regional do Baixo Tocantins contaram com a participação de mais de mil atletas

Por Governo do Pará (SECOM)
22/05/2022 17h43

Os atletas do município de Barcarena tiveram destacado desempenho nos Jogos Abertos do Pará (Joapa), etapa regional Baixo Tocantins, em Moju. A delegação conquistou o primeiro lugar geral do evento esportivo, com 54 pontos, seguido de Abaetetuba, com 44 pontos, e Tucuruí, com 30 pontos.

"Esse troféu significa muito para o nosso município, haja vista que passamos muito tempo sem os jogos, tivemos algumas dificuldades, mas toda a delegação se dedicou. O Troféu Eficiência afirma que estamos no caminho certo", disse Pedro de Moura, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena.

A primeira modalidade a ser premiada do dia foi a do basquetebol, que levou os meninos de Barcarena, até o ponto mais alto do pódio. Em segundo lugar ficou a cidade de Cametá e em terceiro, Tailândia. No handebol masculino, os campeões foram da cidade de Tailândia, os vice-campeões foram de Abaetetuba e em terceiro, Moju.

"Quero agradecer a acolhida, nós só tivemos elogios nesta Regional. Agradecer a equipe da Seel que está rodando este estado incansavelmente para que todos os municípios possam participar dos Jogos Abertos. Todas as delegações são vitoriosas e isso é gratificante para o Governo do Estado", disse Vitor Borges, secretário adjunto da Seel.

As partidas foram bastante disputadas no futebol de areia. No feminino, o índice de participação foi alto, diferente das outras regionais já disputadas. A medalha de ouro foi conquistada por Barcarena. A prata ficou com Abaetetuba e o bronze com o município sede, Moju. Já no masculino, os donos da casa foram campeões, seguido de Barcarena e Igarapé-Miri.

"O prêmio nem é por nós, mas pela juventude que está participando. E o esporte forma pessoas. Agradecer a Deus também por fazer com que vivenciamos este momento", comenta o jogador de Moju, Luan Durão, conhecido como Chiquinho.

As últimas modalidades a serem premiadas foram no ginásio municipal, com as modalidades de voleibol masculino, sendo Barcarena, Acará e Tailândia, com ouro, prata e bronze, respectivamente. No feminino, foram os municípios de Barcarena, Abaetetuba e Moju, com o primeiro, segundo e terceiro lugar.

No futsal, masculino e feminino, os dois primeiros lugares foram ocupados pelas cidades de Abaetetuba e Tucuruí. Os terceiros lugares foram para as meninas do Acará, e Moju, para o time masculino.

Na cerimônia de premiação ainda esteve presente a prefeita Nilma Lima, o deputado estadual Iran Lima. "Aos municípios, muito obrigada e sucesso. Parabenizar a todos que se dedicaram com suas equipes para estar presentes. Moju só tem de agradecer e está em festa", afirma Nilma Lima, prefeita.

A regional do Baixo Tocantins contou com a participação de mais de mil atletas, oriundo dos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Breu Branco, Cametá, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Moju, Tailândia e Tucuruí. A próxima que está prevista será a do Araguaia, na cidade sede de Xinguara.

A décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará é realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) em parceria com a Federação Paraense de Desporto Escolar (FPDE) e a Prefeitura Municipal de Moju.

Handebol (feminino)

1° lugar: Tucuruí

2° lugar: Abaetetuba

3° lugar: Barcarena

Handebol (masculino)

1° Lugar: Tailândia

2° Lugar: Abaetetuba

3° Lugar: Moju

 

Basquetebol (feminino)

 1° lugar: Barcarena

2° lugar: Cametá

3° lugar: Abaetetuba

 

Basquete (masculino)

1° lugar: Barcarena

2° lugar: Cametá

3° lugar: Tailândia

 

Tênis de mesa (feminino)

1° lugar: Welinna Meireles - Tucuruí

2° lugar: Darelane Oliveira - Igarapé- Miri

3° lugar: Ana Paula dos Reis - Tailândia

3° lugar: Jennifer Vitória - Cametá

 

Tênis de mesa (masculino)

1° lugar: Ronald Oliveira - Acará

2° lugar: Ronaldo Andrade - Acará

3° lugar: Isaías Júnior - Igarapé-Miri

3° lugar: Raimundo Wilker – Tailândia

 

Futebol de areia (feminino)

1° lugar: Barcarena

2° lugar: Abaetetuba

3° lugar: Moju

 

Futebol de areia (masculino)

1° lugar: Moju

2° lugar: Barcarena

3° lugar: Igarapé-Miri

 

Futsal (feminino)

1° Lugar: Abaetetuba

2° Lugar: Tucuruí

3° Lugar: Acará

 

Futsal (masculino)

1° Lugar: Abaetetuba

2° Lugar: Tucuruí

3° Lugar: Moju

 

Voleibol (feminino)

1° Lugar: Barcarena

2° Lugar: Abaetetuba

3° Lugar: Moju

 


Voleibol (masculino)

1° Lugar: Barcarena

2° Lugar: Acará

3° Lugar: Tailândia

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel