Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO GRATUITO

Teatro, música, dança e outras linguagens artísticas paraenses marcam o Dia Mundial da Diversidade Cultural

Usinas da Paz e outros espaços da Secult sediaram expressões artísticas neste sábado (21)

Por Iego Rocha (SECULT)
21/05/2022 20h24

Um sábado repleto de atrações culturais de diversas linguagens e visitas gratuitas ao Theatro da Paz. Assim foi celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural, neste 21 de maio, nas Usinas da Paz de Marituba, Icuí, Cabanagem e Bengui, além de outros espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), como Porto Futuro e píer da Casa das Onze Janelas. A programação gratuita teve teatro, dança, música, cortejo de Pássaros e outras manifestações.

Pela manhã, na UsiPaz Icuí, a ARTH Produtora Cultural apresentou o espetáculo infantil “As peripécias apaixonadas de um palhaço romântico”. Já a UsiPaz Marituba recebeu a contação de história “A lenda da Iara”, com Adriana Cruz. À tarde, o grupo Mercado do Choro se apresentou na UsiPaz Cabanagem, e a UsiPaz Benguí foi palco para a diversidade da Cultura Hip Hop, com batalha de MC, Break, DJ e Graffiti. 

Ponto de encontro dos visitantes aos finais de semana, o Parque Urbano Belém Porto Futuro recebeu um colorido cortejo do Pássaro Junino Tem-tem, do Guamá. E no píer da Casa das Onze Janelas a Cia Madalenas encenou a apresentação teatral “La Fábula”.

Já em Icoaraci, o Balé Folclórico da Amazônia (Bfam) animou os visitantes da Estação Cultural, com ritmos paraenses bem populares. Para a psicóloga Tawanny Fernandes, moradora do distrito, a programação é mais uma oportunidade de fomento para a cultura local. "É uma ação muito importante, principalmente aqui em Icoaraci. Esse é um espaço que tem possibilitado alguns eventos e atrações, e isso é de muita relevância para a comunidade. O Bfam é um grupo que sempre está presente divulgando a cultura, então é muito bacana poder vir prestigiar o trabalho deles", comentou.

Durante o show, as participantes da oficina  "Jóias em cerâmica (argila)", que integra o Preamar do Patrimônio da Secult, expuseram o resultado do aprendizado. 

A programação do Dia Mundial da Diversidade Cultural segue até este domingo (22), com um recital de Canto Lírico feito pela soprano Lys Nardoto e pela pianista Adriana Azulay, das 9h30 às 10h30, no Parque da Residência.

Texto: Thaís Siqueira/Ascom Secult