Hospital regional em Paragominas expande serviços com realização de cirurgias oncológicas
O mais novo serviço oferecido pelo Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, representa um grande avanço para a saúde pública, no estado do Pará. Habilitado para realizar cirurgias oncológicas, o hospital garante aos usuários de 23 municípios paraenses, procedimentos cirúrgicos para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago. Para obter o atendimento, os pacientes devem ser referenciados por meio dos hospitais municipais e passar por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para o HRPL.
Com o objetivo de descentralizar e expandir o mais novo serviço, agora, os usuários com necessidade de procedimento oncológico, não precisarão ser deslocados para outros municípios. “Esses pacientes não precisam mais ser encaminhados para Belém onde a demanda é enorme. Aqui, fez a biópsia, constatou que é uma lesão neoplásica e que necessita de intervenção cirúrgica, esse paciente já é encaminhado para cirurgia”, ressaltou o diretor técnico do HRPL, Dr. João Lucídio Paes.
O médico explica ainda que nem toda neoplasia requer intervenção cirúrgica e que o procedimento depende do estágio e do local que o tumor se encontra. “Os casos que não se encaixam no perfil cirúrgico e que demandam de outras estratégias de tratamento, como quimioterapia e radioterapia, são encaminhados para Belém”, esclarece.
A princípio, a meta do HRPL é realizar 20 cirurgias oncológicas por mês, mas há uma expectativa de que o hospital atenda uma demanda bem maior. Segundo o cirurgião oncológico, Dr. Breno Albuquerque, o hospital tem a uma perspectiva de crescimento bem maior. “É um primeiro passo, e um passo importantíssimo para aumentar o nível da complexidade das cirurgias do nordeste do Pará”, enfatiza. O especialista destaca ainda que a finalidade é que todos os pacientes da região, diagnosticados com câncer, passem por cirurgia no HRPL. “Porém, é muito importante que estes pacientes cheguem até nós com condições cirúrgicas e, isso, depende muito do órgão afetado e do estágio da doença”, acrescenta.
Foi o que aconteceu com a dona de casa Antônia de Sousa Coelho, de 57 anos, diagnosticada com câncer de mama. Moradora do município de Capitão Poço (a 203 Km de Paragominas), ela foi encaminhada ao HRPL onde passou pela cirurgia de retirada do tumor no último dia 20 de agosto. “Graças a Deus não foi preciso retirar a mama”, comemora. Ainda se recuperando, ela aguarda para dá continuidade ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, em Belém.
Quem também tem uma história de sucesso para contar é o vaqueiro João Fernandes, de 56 anos. Ao perceber um caroço no lado esquerdo do tórax, ele procurou atendimento na rede particular, onde foi diagnosticado com câncer renal. A cirurgia seria realizada em Belém, mas não havia data marcada. O caso foi identificado e encaminhado ao HRPL. O procedimento cirúrgico foi realizado no dia 7 de agosto e o paciente passa bem. “Eu fiquei muito feliz quando soube que poderia ser operado aqui. Me senti mais seguro pois aqui estou perto de casa e pude receber visita da minha família, se eu tivesse ido pra Belém teria sido complicado”, conta.
O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.